Dicas sobre aplicações incompletas no CLICQ

O sistema permite interromper inspeções em andamento para serem retomadas posteriormente. Confira boas práticas para não perder suas informações.

Uma inspeção pode ser não finalizada por necessidade do auditor ou por falhas de conexão no aparelho utilizado, por exemplo. Acompanhe as dicas para evitar a perda de dados e acessar aplicações incompletas nas versões mobile e web do CLICQ. 

Antes da aplicação

Configure o aplicativo CLICQ para continuar aplicações em andamento. Ative essa opção na tela Sincronismo, logo após fazer seu login no app.

continuar aplicações em andamento

Para saber mais sobre as opções de sincronismo, clique aqui

Com essa opção ativada, o sistema salva automaticamente a inspeção com maior frequência.

Também é recomendável ativar a opção Excluir aplicações após sincronizar para evitar o sobrecarregamento do aparelho. 

A opção Enviar aplicações automaticamente realiza o envio de dados apenas de aplicações completas.

 

Durante a aplicação

Use o botão salvar-Sep-13-2021-11-37-46-56-AM sempre que quiser salvar sem sair da aplicação. Isso é especialmente útil se sua conexão estiver instável ou se o questionário for extenso. 

botão salvar-2
Para salvar um rascunho da inspeção e sair do questionário, toque no botão sair e, em seguida, na opção Salvar rascunho. A opção Sair sem salvar descarta a inspeção iniciada. 

salvar rascunho

Após salvar como rascunho, o sistema exibe a tela Histórico, na qual você poderá retomar as aplicações incompletas, bastando tocar para acessá-las. 

aplicações incompletas

Aplicações incompletas já sincronizadas ou com dados enviados não poderão ser editadas no CLICQ mobile. 

Já o botão botão de salvar.jpg finaliza a inspeção, impossibilitando a retomada do questionário a partir do app. A edição só poderá ser realizada no CLICQ web.

finalizar-3

Após a aplicação

O procedimento recomendado após uma inspeção é a sincronização. Porém, ao sincronizar ou enviar dados, bem como ao finalizar, as aplicações incompletas ficam indisponíveis para edição no aplicativo. 

Na tela Sincronismo, ao tocar em Botão sincronizar ou em enviar dados, repare que o sistema exibe mensagens de alerta sobre aplicações incompletas. 

sincronizar e enviar dados

Ao confirmar, você poderá prosseguir com a inspeção incompleta no CLICQ web, que também permite liberar aplicações já finalizadas para edição.

Após o sincronismo

No CLICQ web:

Para trabalhar com aplicações já indisponíveis na versão mobile, faça seu login no CLICQ web, acesse o menu Aplicação de questionário → item Listar aplicações de questionário.

Use os filtros na área superior da tela para localizar a aplicação desejada facilmente ou digite uma palavra-chave no campo Procurar.

Depois, observe as colunas Situação e Ações

listagem de aplicações-2

Em aplicações completas, você pode clicar em desbloquear edição e liberar a edição. A situação mudará para o status incompleto, permitindo a edição das respostas.

Em aplicações incompletas, você pode clicar em editar-1 e completar a inspeção normalmente. 


No CLICQ app:

No menu Configurações, você pode apagar aplicações já sincronizadas para liberar espaço em seu aparelho e verificar informações de memória e espaço disponíveis.

configurações
Observe no quadro de informações de espaço e memória a relação entre a disponibilidade do seu aparelho e os requisitos do sistema. Operar o CLICQ em smartphones ou tablets com pouca memória ou espaço pode acarretar no fechamento inesperado do sistema e na perda de dados. 

Para liberar espaço, clique em apagar no sincronizados do histórico. Não se preocupe, as inspeções sincronizadas permanecerão disponíveis na web. 

Ao utilizar o sistema, recomendamos que feche os demais aplicativos em uso. Mesmo operando em segundo plano, um app aberto consome memória e espaço.

Quer saber mais sobre como aplicar questionários? Clique aqui

 

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você!