Neste artigo vamos pontuar o modelo de apoio que fornecemos aos nossos clientes varejistas RAMA, listando as Informações Necessárias, Processos e Ações.
Nota: este material de orientação é exclusivo para a equipe interna da PariPassu.
Devido ao aumento das solicitações de apoio dos nossos clientes varejistas RAMA, para a defesa de inconformidades em produtos analisados em programas municipais, estaduais ou nacionais de fiscalização de agrotóxicos elaboramos este artigo com a finalidade de apoiá-los nas construção e condução com os nossos clientes.
Abaixo listamos os 3 principais documentos que devem ser encaminhados para o time de Monitoramento de maneira a auxiliarmos na estrutura necessária:
- Termo de coleta do órgão fiscalizador, pois com o termo identificamos:
- Data da Ação;
- Órgão público que realizou a coleta;
- Motivo da fiscalização (Orientação ou Fiscalização - e o programa);
- Local da fiscalização (loja ou CD);
- Informações da amostras (tipo de produto, peso e local de amostragem)
- Informações do Fornecedor (Razão Social/Nome Fantasia e CNPJ)
- Informação da Rastreabilidade (identificação dos elos percorridos)
- Laudo da Amostra que apresentou inconformidade, pois assim conseguimos identificar:
- Analito(s) que apresentou não conformidade;
- Conclusão e Interpretação do Laudo (Anvisa, CODEX ou país destino da exportação/importação)
- Auto de Intimação, pois com este documento é possível entender quais as respostas e/ou ações corretivas que o órgão e programa responsável pela analise está demandando.
Evitar encaminhar e-mail com os históricos antigos de outras fiscalizações, pois reabrem tickets já finalizados e dificulta o mapeamento das informações. Caso o demandante direto seja o próprio cliente, pedimos que o assunto do e-mail seja alterado.
No caso de o e-mail do amostras@paripassu.com.br estar copiado, podemos seguir com as alterações.
Atualmente temos apoiado nossos clientes com as seguintes ações:
- Interpretação do laudo: Verificamos os analitos inconformes detectados e buscamos as monografias na Anvisa para fazer a análise interpretativa. Avaliamos previamente a finalidade do analito detectado e, por fim, anexamos a monografia no e-mail de resposta.
- Busca e envio de laudos no histórico do Programa RAMA referente ao Produto e Fornecedor analisado que apresentou a inconformidade. Essa pesquisa é realizada com base nos produtos e fornecedores analisados no RAMA e com um recorte de até 2 anos anteriores. O limite de tempo de 2 anos, justifica-se pela dinâmica de reavaliações de agrotóxicos pelos órgãos do governo responsáveis, invalidando resultados acima deste prazo.
No levantamento deste histórico, identificamos o resultado das análises, conforme ou inconforme e, em casos de inconformidade, se houve resposta ao plano de ação por parte do fornecedor. - Inclusão do laudo no Sistema SARA (Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Análises) realizada pelo órgão fiscalizador, onde será solicitado o preenchimento do plano de ação por parte do fornecedor, e a orientação está descrita neste link.
É comum os Varejos RAMA anexarem uma cópia do seu contrato na sua defesa, pois esse documento traz a informação que o mesmo faz a seleção dos fornecedores com base em um programa de cobertura coletiva para as análises de agrotóxicos, reconhecendo a adoção das Boas Práticas Agrícolas e incentivando a capacitação das equipes de trabalho dos produtores e fornecedores através de treinamentos remotos e presencias. O objetivo é demonstrar o engajamento na construção e melhoria da qualidade e segurança do alimento disponibilizado ao consumidor final.
Reforçamos a importância de que a base fornecedora do Varejo se capacite em cursos de boas práticas agrícolas, abaixo seguem alguns cursos gratuitos:
Caso você persista com dúvidas, entre em contato com a equipe de Monitoramento & Alimento Seguro:
E-mail: amostras@paripassu.com.br
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você 💙.
Até a próxima!