Como coletar uma amostra de origem vegetal para ser enviada ao laboratório através de uma coleta monitorada remotamente?

O objetivo deste documento é auxiliar os nossos clientes sobre o envio de amostra ao laboratório, fornecendo instruções gerais sobre o processo de coleta de amostras de origem vegetal através do acompanhamento remoto.

Em algumas situações, há a necessidade de enviar amostras ao laboratório (principalmente em casos de reanálises ou amostras que foram solicitadas pelo varejo ao fornecedor/produtor) com uma certa urgência. Após o mesmo ter entrado em contato com o nosso time comercial e ter aceitado a proposta, o setor de Monitoramento & Alimento Seguro guiará a coleta e envio. 

Para que o procedimento ocorra, seguem os passos:


Materiais necessários para a coleta:

  • Saco plástico reforçado;
  • Luva descartável;
  • Lacre numérico;
  • Caixa térmica de isopor (caso o envio seja através dos correios, transportadora ou aéreo)

Condições do Produto amostrado:

  • Devem apresentar condições adequadas de armazenamento e conservação; 
  • Certificar-se de que o produto não está danificado ou em estágio avançado de maturação; 
  • Não efetuar a lavagem do produto.

Quantidade necessária:

  • Produtos a granel: 600g
  • Produtos unitários: maior que 600g
  • Produtos embalados (embalagem cônica ou maços) – 2 unidades

Orientação e Acompanhamento Remoto


Precisamos que a coleta seja monitorada em tempo real através de uma vídeo chamada (é necessário nos comunicar através do e-mail amostras@paripassu.com.br com antecedência para que possamos agendar e acompanhar), informando o(s) produto(s), local de envio e o dia/horário previsto. 

Lembrando que temos um prazo de 5 dias úteis para que isso seja organizado e por questões logísticas os dias para o envio serão nas segundas, terças ou quartas.


Passo a Passo da operação:

  1. Utilizar a luva descartável para a manipulação dos produtos;
  2. Colocar o produto dentro do saco plástico (certifique-se da quantidade necessária para a análise).
  3. Lacrar e identificar o produto.
  4. Registrar as imagens do produto em que fique visível o produto como um todo, o lacre e a etiqueta de Rastreabilidade. Registre quantas imagens julgar necessário.
  5. Imagem do produto na caixa;
  6. Posteriormente a isso precisamos que os registros fotográficos do produto coletado sejam enviados para nós antes do envio da amostra ao laboratório, para que a coleta do produto esteja apta a análise. Estas imagens devem ser enviadas ao nosso e-mail: amostras@paripassu.com.br

 

Captura_de_tela_2023-05-23_171458

  Exemplo da imagem com o produto e lacre visível

 

O envio da amostra será acordado com o cliente para definirmos o melhor formato (correios, transportadora ou aéreo) e com isso enviaremos os documentos necessários para a logística de envio.

 

Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail.


Esperamos ter ajudado! 💙