O Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Análises (SARA 2G) permite o preenchimento de planos de ação para correção de inconformidades. Saiba como acessá-los a seguir.
Em cumprimento ao Programa RAMA, amostras de frutas, legumes e verduras são coletadas nos supermercados participantes para análise de resíduos de agrotóxicos. Se algum dos seus produtos for coletado e apresentar alguma inconformidade, será necessário seguir a Política de Correção estabelecida pelo seu supermercado parceiro.
Como medida essencial, é necessário preencher o plano de ação. Para isso, siga as instruções abaixo:
1. Acesse o SARA fazendo login pelo Minha Conta https://acesso.paripassu.com.br/#/login, preenchendo seu e-mail e senha usuais na tela de acesso. Em seguida, clique no logo do sistema SARA .
2. A tela inicial do SARA exibirá o painel “Listagem de amostras”. Selecione a amostra desejada, com status “Laudo em Plano de Ação”.
3. Clique na amostra e em seguida selecione o botão “Detalhes do Laudo”.4. Já na tela “Plano de ação”, a aba principal apresenta as seções Detalhe da amostra; Resultado do laudo; e Plano de ação. Os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório (em destaque abaixo).
Caso você não tenha acompanhamento de um desses profissionais, preencha o campo Nome responsável técnico com o nome da pessoa que está elaborando o plano de ação e informe o RG no campo Nº registro no conselho profissional.
6. No campo Motivo de não conformidade, esclareça a razão pela qual a análise apresentou inconformidade, respondendo perguntas como:
- O fornecedor utiliza agrotóxicos?
- Possui caderneta de campo onde anota os agrotóxicos usados?
- Como é feita a manipulação dos agrotóxicos?
- Os princípios ativos que compõem os agrotóxicos utilizados estão autorizados para a cultura?
- Ocorreu algum problema climático?
- Existe um acompanhamento de um responsável técnico (ex: eng. ou tec. Agrônomo)?
- Os registros de campo foram revisados?
- Houve algum ajuste de aplicação e/ou substituição de algum insumo?
- Houve algum ajuste nos manejos do campo?
- Foi realizado algum treinamento sobre boas práticas agrícolas?
- Foi realizada atualização de alguma documentação?
- Foi realizada alguma orientação aos colaboradores?
Para as ações corretivas informadas, é importante ter os documentos que comprovem as ações, como: fotos, e-mail enviados, laudos, documentos físicos ou online, lista de presença, certificados, etc.
8. Se necessário, você pode anexar imagens ou documentos. Para isso, clique em
- Neste item, caso o fornecedor tenha realizado algum curso de boas práticas agrícolas, poderá inserir neste campo.
9. Por fim, clique em para fazer o envio do plano de ação preenchido. Se desejar apenas salvar e fazer o envio posteriormente, clique em
.
O preenchimento do plano de ação é de responsabilidade do último elo da cadeia logística. Caso você seja o distribuidor do produto que apresentou inconformidade, recomendamos que entre em contato com seu fornecedor para lhe auxiliar nesse preenchimento.
Reforçamos a importância de se capacitar em cursos de boas práticas agrícolas, abaixo seguem alguns cursos gratuitos:
Caso você persista com dúvidas, entre em contato com a equipe de Monitoramento & Alimento Seguro:
E-mail: amostras@paripassu.com.br | Whatsapp: (48) 99865-0152
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você. Até a próxima!