Como preencher o plano de ação no SARA 2G?

O Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Análises (SARA 2G) permite o preenchimento de planos de ação para correção de inconformidades. Saiba como acessá-los a seguir.

 

Em cumprimento ao Programa RAMA, amostras de frutas, legumes e verduras são coletadas nos supermercados participantes para análise de resíduos de agrotóxicos. Se algum dos seus produtos for coletado e apresentar alguma inconformidade, será necessário seguir a Política de Correção estabelecida pelo seu supermercado parceiro.

Como medida essencial, é necessário preencher o plano de ação. Para isso, siga as instruções abaixo:

1. Acesse o SARA fazendo login pelo Minha Conta https://acesso.paripassu.com.br/#/login, preenchendo seu e-mail e senha usuais na tela de acesso. Em seguida, clique no logo do sistema SARA .

 

2. A tela inicial do SARA exibirá o painel “Listagem de amostras”. Selecione a amostra desejada, com status “Laudo em Plano de Ação”

3. Clique na amostra e em seguida selecione o botão “Detalhes do Laudo”.

4. Já na tela “Plano de ação”, a aba principal apresenta as seções Detalhe da amostra; Resultado do laudo; e Plano de ação. Os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório (em destaque abaixo).

5. No campo Data da elaboração, use o botão para selecionar a data. 

Caso você não tenha acompanhamento de um desses profissionais, preencha o campo Nome responsável técnico com o nome da pessoa que está elaborando o plano de ação e informe o RG no campo Nº registro no conselho profissional.


6. No campo Motivo de não conformidade, esclareça a razão pela qual a análise apresentou inconformidade, respondendo perguntas como:
  • O fornecedor utiliza agrotóxicos?
  • Possui caderneta de campo onde anota os agrotóxicos usados?
  • Como é feita a manipulação dos agrotóxicos?
  • Os princípios ativos que compõem os agrotóxicos utilizados estão autorizados para a cultura?
  • Ocorreu algum problema climático?
  • Existe um acompanhamento de um responsável técnico (ex: eng. ou tec. Agrônomo)?
7. Já no campo Ações corretivas, informe as medidas que serão tomadas para que a inconformidade não se repita:
  • Os registros de campo foram revisados?
  • Houve algum ajuste de aplicação e/ou substituição de algum insumo?
  • Houve algum ajuste nos manejos do campo?
  • Foi realizado algum treinamento sobre boas práticas agrícolas?
  • Foi realizada atualização de alguma documentação?
  • Foi realizada alguma orientação aos colaboradores?

Para as ações corretivas informadas, é importante ter os documentos que comprovem as ações, como: fotos, e-mail enviados, laudos, documentos físicos ou online, lista de presença, certificados, etc.

 

8. Se necessário, você pode anexar imagens ou documentos. Para isso, clique em e selecione os documentos em seu computador.

  • Neste item, caso o fornecedor tenha realizado algum curso de boas práticas agrícolas, poderá inserir neste campo.

9. Por fim, clique em para fazer o envio do plano de ação preenchido. Se desejar apenas salvar e fazer o envio posteriormente, clique em .

O preenchimento do plano de ação é de responsabilidade do último elo da cadeia logística. Caso você seja o distribuidor do produto que apresentou inconformidade, recomendamos que entre em contato com seu fornecedor para lhe auxiliar nesse preenchimento.

Reforçamos a importância de se capacitar em cursos de boas práticas agrícolas, abaixo seguem alguns cursos gratuitos:

 

Caso você persista com dúvidas, entre em contato com a equipe de Monitoramento & Alimento Seguro: 

E-mail: amostras@paripassu.com.br | Whatsapp: (48) 99865-0152 


Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você. Até a próxima!