Saiba mais sobre a funcionalidade Relatórios no Panorama

Aprenda como configurar seus dashboards para o envio de relatórios na periodicidade e aos destinatários que você definir. Veja também como salvar relatórios em PDF diretamente na plataforma.

Os relatórios permitem que você acompanhe seus dashboards periodicamente, tendo um maior controle das informações da sua empresa. 

Você pode configurar seus dashboards para fazer o envio automático de relatórios por e-mail e SMS ou salvá-los diretamente na funcionalidade Relatórios

Veja como realizar cada configuração.


Configurar dashboards para envio automático de relatórios

Salvar relatório em PDF

Enviar PDF por e-mail


Configurando dashboards para envio automático de relatórios

No menu principal, clique em “Dashboards” e selecione a opção desejada, ou digite o título no campo “Buscar por dashboards para filtrar os resultados.

Dentro do dashboard, clique no botãoicone_opções e depois em "Editar dashboard".

O sistema exibirá a tela Editar Dashboard com três abas de configuração, 

Clique direto na aba Relatório e marque o campo "Enviar relatório".

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Se desejar que todo dashboard agrupado receba as mesmas configurações de relatório, selecione também o campo  “Replicar todas as configurações de relatório para dashboards internos”.


Para saber mais sobre as configurações gerais dos dashboards, acesse nosso artigo: Como criar dashboards para acompanhar indicadores no Panorama?

Após ativar o envio de relatório, os campos para definição de periodicidade e destinos são exibidos. Veja como configurá-los.

02. Pop up enviar relatório

Periodicidade

É possível definir o período de tempo entre os envios automáticos do relatório aos destinatários. 

03.-periodicidade

No campo “Selecione a periodicidade”, clique no íconeicone_seta e escolha uma das opções de período diário, semanal ou mensal. 

Depois clique no campo ao lado para preencher o horário de envio, incluindo os dois dígitos da hora e os dois dígitos dos minutos. Não é necessário digitar os dois pontos.

Você pode definir diversos períodos de envio, basta clicar em "Adicionar periodicidade" e repetir o processo.


Destinos

Nessa etapa, você vai adicionar os destinatários dos relatórios, definindo se o envio será por SMS ou e-mail.
No campo “Replicar configuração de destinos para dashboards internos”, as configurações são replicadas em todos os dashboards agrupados e os relatórios vão ser enviados aos mesmos destinatários. 

Destinos

No campo “Tipo Destino”, clique em no íconeicone_seta e selecione se o envio deve ser via SMS ou e-mail

No campo ao lado, selecione o idioma do relatório: português, inglês ou espanhol. 

No campo “Endereço”, você deve informar o número de telefone ou e-mail, conforme a opção selecionada no campo “Tipo Destino”.

Para adicionar mais destinatários, clique em "Adicionar destino" e repita o procedimento.

Caso queira desativar o envio de e-mail a um dos endereços, clique no botão icone_confirmação. Ao desativar o envio, o botão fica com o fundo branco. Para reativar é só clicar novamente. No caso de múltiplos destinatários, marque o campo “Enviar e-mail para todos”, se desejar. 

destinos com e-mail

Corpo do e-mail

Você pode customizar a mensagem que deseja encaminhar no e-mail com o relatório. É só digitar o texto desejado no campo da mensagem. 

Corpo-do-e-mail-1

Clicando na barra azul de informações sobre envio de relatórios, você encontra as instruções a seguir. 

  • No horário selecionado, o relatório entra na fila de envio, podendo sofrer atrasos.
  • Se o relatório for enviado com atraso, mesmo que em uma data posterior, os dados apresentados vão fazer referência ao período configurado. 
  • Por exemplo: o envio de um relatório com um indicador que possui o filtro de dia atual está configurado para às 23h59min. Se acontecer um atraso e o relatório for enviado no dia seguinte, ainda assim os dados apresentados serão do dia anterior às 23h59min.  

Você ainda pode customizar o relatório que será encaminhado, acessando a tela Editar Dashboard, na aba PDF. Confira as instruções a seguir. 

Aba PDF

Ao completar as configurações do relatório, clique na aba PDF. Nela é possível definir a orientação do arquivo e incluir um logotipo. 

pop up aba PDF

No campo “Orientação do PDF”, marque a opção "Retrato" para que o arquivo seja gerado com páginas na posição vertical, ou a opção "Paisagem" para páginas na posição horizontal.

A orientação "Paisagem" é recomendada para dashboards que contenham indicadores tabelados com grande número de colunas. 

Exemplo do relatório na orientação retrato

relatório_vertical

Exemplo do relatório na orientação paisagem

relatório_horizontal


No campo “Logotipo do PDF”, você pode selecionar uma imagem que será exibida no cabeçalho dos relatórios apenas do dashboard que está sendo configurado.

Para selecionar o logotipo, clique no botão “Escolher arquivo” e localize a imagem desejada em seu computador. Após selecioná-la, uma miniatura será exibida para pré-visualização.

Na barra azul “Logotipo do PDF” você visualiza os requisitos de formato da imagem. São eles: altura mínima de 145 pixels e formato PNG.

Após realizar todas as configurações, clique em "Salvar" para guardar as informações.

Confira no vídeo um exemplo de uso.



A funcionalidade Configuração de Empresa permite a inserção de um logotipo para o cabeçalho do PDF dos relatórios. Realizando a inserção por meio dessa função, a configuração será aplicada a todos os dashboards e a configuração realizada na aba PDF será desconsiderada. 

Veja nosso artigo "Como acessar configurações de empresa e personalizar PDFs no Panorama?” para saber mais. 


Salvando relatórios em PDF

Caso deseje salvar um relatório em PDF para analisar os dados de seu dashboard, acesse o menu principal e clique em “Relatórios”. 

Na tela Relatórios você vai visualizar todos os dashboards que estão configurados para envio automático. 

lista-de-relatórios

Para salvar o PDF, selecione o dashboard desejado. Para facilitar a busca, você pode utilizar o campo “Buscar por relatórios”, digitando o título para filtrar resultados.  

Após selecionar o dashboard, no canto superior direito  é possível selecionar uma versão anterior com dados de meses anteriores. Para isso, no campo “Versão selecionada”, clique no ícone icone_seta e selecione a versão desejada.  

versão selecionadaO versionamento é mensal e apresenta os últimos 12 meses. 

Para salvar o relatório em PDF, é só clicar no botão "Salvar como PDF" e selecionar o local de download em seu computador. Pronto!

Caso deseje que algum indicador do dashboard não seja exibido no relatório, confira o nosso artigo: “Como ocultar indicadores dos relatórios do Panorama?” 


Enviando PDF por e-mail

Caso deseje enviar um relatório em PDF por e-mail, acesse o menu principal e clique em “Dashboards”. 

Em seguida, selecione o dashboard desejado. Digite o título no campo “Buscar por dashboards” para filtrar os resultados.

Dentro do dashboard, clique no menu representado pelo ícone icone_opções e depois clique em "Enviar PDF por e-mail".

Enviar pdf por email

Ao clicar, o envio é realizado automaticamente para os e-mails cadastrados nas  configurações do dashboard.

Observação: essa configuração é realizada na aba “Relatório, descrita no primeiro tópico deste artigo. 

O botão de “Enviar PDF por e-mail” só pode ser acionado novamente após um intervalo de 30 minutos. 

 

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você. Até a próxima!