Saiba mais sobre a funcionalidade Relatórios no Panorama

Aprenda neste artigo como configurar seus painéis para o envio de relatórios na periodicidade e aos destinatários que você definir. Veja também como salvar relatórios em PDF diretamente na plataforma.

     Os relatórios são ferramentas que permitem monitorar seus painéis de forma regular, proporcionando um controle mais eficiente sobre as informações da sua empresa.

  Você tem a opção de configurar seus painéis para enviar relatórios automaticamente por e-mail e SMS, ou ainda salvá-los diretamente na funcionalidade de Relatórios. Veja como realizar cada uma dessas configurações.

Confira neste artigo:

 

Confira o vídeo de como configurar os seus painéis para envio de relatórios:

 

 

Como configurar seus painéis para envio automático de relatórios

    Configurar painéis para o envio automático de relatórios é uma prática que busca otimizar o compartilhamento de informações e garantir a atualização constante dos dados da sua empresa. 

Passo 1: Na tela inicial do seu Panorama, selecione a opção "Painéis" (1), no menu central da sua tela. Você também pode acessá-los através do menu lateral do canto esquerdo da sua tela, basta clicar no ícone (2).

2-Jan-02-2025-05-03-13-6449-PM

 

Passo 2: Selecione o painel que deseja configurar para receber os relatórios. 

3-Jan-02-2025-05-02-46-2753-PM

 

Passo 3: Dentro do painel, clique no botãoicone_opções  (1) e depois em "Editar painel" (2).

4-Jan-02-2025-05-03-46-4436-PM

 

Passo 4: O sistema exibirá a tela Editar Painel com três abas de configuração. Clique direto na aba "Relatório" (1) e marque o campo "Enviar relatório" (2).

5-Jan-02-2025-05-04-21-3563-PM

 

Passo 5: Confira esse passo a passo completo a seguir: 

GIF

 

Se desejar que todo painel agrupado receba as mesmas configurações de relatório, selecione também o campo  “Replicar todas as configurações de relatório para painéis internos”.

 

Para saber mais sobre as configurações gerais dos painéis, acesse nosso artigo: Como criar painéis para acompanhar indicadores no Panorama?

 

    Após ativar o envio de relatório, os campos para definição de periodicidade e destinos serão exibidos. Veja como configurá-los no passo a passo a seguir.

Como configurar a periodicidade do envio dos relatórios

       É possível definir o período de tempo entre os envios automáticos do relatório aos destinatários. Veja como fazer isso:

Passo 1: No campo “Selecione a periodicidade”, clique no íconeicone_seta (1) e escolha uma das opções de período diário, semanal, mensal ou personalize a periodicidade (2)

7-Jan-02-2025-05-08-10-1056-PM

 

Passo 2: Depois clique no campo ao lado para preencher o horário de envio, incluindo os dois dígitos da hora e os dois dígitos dos minutos. Não é necessário digitar os dois pontos.

 

Passo 3: Você pode definir diversos períodos de envio, basta clicar em "Adicionar periodicidade" e repetir o processo.


Como configurar o destino do envio dos relatórios

     Nessa etapa, você vai adicionar os destinatários dos relatórios, definindo se o envio será por SMS ou e-mail.

Passo 1: No campo “Replicar configuração de destinos para painéis internos”, as configurações são replicadas em todos os painéis agrupados e os relatórios vão ser enviados aos mesmos destinatários. 

 

Passo 2: Em “Tipo Destino”, clique em no íconeicone_seta (1) e selecione se o envio deve ser via SMS ou e-mail (2)

8-Jan-02-2025-05-08-51-8182-PM

 

Passo 3: No campo ao lado, selecione o idioma do relatório: português, inglês ou espanhol. 

 

Passo 4: Em “Endereço”, você deve informar o número de telefone ou e-mail, conforme a opção selecionada no campo “Tipo Destino”.

9-Jan-02-2025-05-09-52-7818-PM

 

Passo 5: Para adicionar mais destinatários, clique em "Adicionar destino" e repita o procedimento.

 

Observação: Caso queira desativar o envio de e-mail a um dos endereços, clique no botão icone_confirmação (1). Ao desativar o envio, o botão fica com o fundo branco (2). Para reativar é só clicar novamente. No caso de múltiplos destinatários, marque o campo “Enviar e-mail para todos”, se desejar. 

 

Como preencher o corpo do e-mail

Passo 1: Você pode customizar a mensagem que deseja encaminhar no e-mail com o relatório. É só digitar o texto desejado no campo da mensagem. 

10-Jan-02-2025-05-11-46-6128-PM

Passo 2: Clicando na barra azul de informações sobre envio de relatórios, você encontra as instruções a seguir. 

  • No horário selecionado, o relatório entra na fila de envio, podendo sofrer atrasos.
  • Se o relatório for enviado com atraso, mesmo que em uma data posterior, os dados apresentados vão fazer referência ao período configurado
  • Por exemplo: o envio de um relatório com um indicador que possui o filtro de dia atual está configurado para às 23h59min. Se acontecer um atraso e o relatório for enviado no dia seguinte, ainda assim os dados apresentados serão do dia anterior às 23h59min.  

        Você ainda pode customizar o relatório que será encaminhado, acessando a tela Editar Painel, na aba "PDF". Confira as instruções a seguir. 

Como customizar o seu relatório na aba "PDF"

         Ao completar as configurações do relatório, na aba "PDF" é possível definir a orientação do arquivo e incluir um logotipo. 

Passo 1: Clique na opção "PDF" para visualizar as configurações de personalização do seu relatório. 

Passo 2: No campo “Orientação do PDF”, você pode marcar a opção "Retrato" (1) para que o arquivo seja gerado com páginas na posição vertical, ou a opção "Paisagem" (2) para páginas na posição horizontal.

A orientação "Paisagem" é recomendada para painéis que contenham indicadores tabelados com grande número de colunas. 

 

Exemplo do relatório na orientação retrato

Design sem nome (1)-3

Exemplo do relatório na orientação paisagem

19-Jan-03-2025-02-59-02-8122-PM

 


Passo 3: Em “Logotipo do PDF”, você pode selecionar uma imagem que será exibida no cabeçalho dos relatórios do painel que está sendo configurado.

     Para selecionar o logotipo, clique no botão “Escolher arquivo” e localize a imagem desejada em seu computador.

11-Jan-02-2025-05-36-14-5271-PM

Passo 4: Após selecioná-la, uma miniatura será exibida para pré-visualização. Após realizar todas as configurações, clique em "Salvar" para guardar as informações.

13-Jan-02-2025-05-38-28-8737-PM

 

Na barra azul “Logotipo do PDF” você visualiza os requisitos de formato da imagem. São eles: altura mínima de 145 pixels e formato PNG.

12-Jan-02-2025-05-37-42-6388-PM


     A funcionalidade Configuração de Empresa permite a inserção de um logotipo para o cabeçalho do PDF dos relatórios. Realizando a inserção por meio dessa função, a configuração será aplicada a todos os painéis e a configuração realizada na aba PDF será desconsiderada. 


Como salvar os relatórios em PDF

    Caso deseje salvar um relatório em PDF para analisar os dados de seu painel, confira como fazer isso no passo a passo a seguir.

Passo 1: Na tela inicial do seu Panorama, selecione a opção "Relatórios" (1), no menu central da sua tela. Você também pode acessá-los através do menu lateral do canto esquerdo da sua tela, basta clicar no ícone (2).

 14-Jan-03-2025-03-05-09-6398-PM

Passo 2: Na tela Relatórios você vai visualizar todos os painéis que estão configurados para envio automático.  Para salvar o PDF, selecione o painel desejado. 

 

Passo 3: Após selecionar o painel, no canto superior direito  é possível selecionar uma versão anterior com dados de meses anteriores. Para isso, no campo “Versão selecionada”, clique no ícone icone_seta e selecione a versão desejada.  

16-Jan-03-2025-03-04-37-0403-PM

O versionamento é mensal e apresenta os últimos 12 meses. 

 

Passo 4: Para salvar o relatório em PDF, é só clicar no botão "Salvar como PDF" e selecionar o local de download em seu computador.

17-Jan-03-2025-03-06-09-5027-PM

Caso deseje que algum indicador do painel não seja exibido no relatório, confira o nosso artigo: Como ocultar indicadores dos relatórios do Panorama?” 


Como enviar o PDF por e-mail

       Caso deseje enviar um relatório em PDF por e-mail, confira como fazer isso no passo a passo a seguir.

Passo 1: Na tela inicial do seu Panorama, selecione a opção "Painéis" (1), no menu central da sua tela. Você também pode acessá-los através do menu lateral do canto esquerdo da sua tela, basta clicar no ícone (2).

2-Jan-02-2025-05-03-13-6449-PM

 

Passo 2: Em seguida, selecione o painel desejado. 

3-Jan-02-2025-05-02-46-2753-PM

 

Passo 3: Dentro do painel, clique no menu representado pelo ícone icone_opções (1) e depois clique em  "Enviar PDF por e-mail" (2).

18-Jan-02-2025-05-39-00-8057-PM

 

Passo 4: Ao clicar, o envio é realizado automaticamente para os e-mails cadastrados nas  configurações do painel.

 

Observação: essa configuração é realizada na aba “Relatório, descrita no primeiro tópico deste artigo. 

O botão de “Enviar PDF por e-mail” só pode ser acionado novamente após um intervalo de 30 minutos. 

 

Pronto! Agora você já sabe como configurar os seus painéis para envio de relatórios!


 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! 🍎

 

Caso você tenha ficado com dúvidas, CLIQUE AQUI para entrar em contato com a nossa equipe de Sucesso do Cliente! Ficaremos felizes em atendê-lo! 🤗💙

Até a próxima! 🖐️