Informativo RAMA, v01 - Abril de 2024

Caro leitor, esta é a primeira edição do Informativo RAMA! O Informativo surgiu da necessidade apontada pelos varejos participantes sobre o status do Programa RAMA e atualização de conteúdos sobre Rastreabilidade e Segurança do Alimento.

Neste informativo falaremos sobre os seguintes temas:


  1. Programa RAMA e seus objetivos;
  2. Conformidade atual das análises de resíduos de defensivos químicos;
  3. Produtos e ingredientes ativos com maior incidência de inconformidade;
  4. Convite Smart Market e Balanço RAMA.

1) Programa RAMA e seus objetivos

A fim de contribuir com a segurança do alimento oferecido ao consumidor, a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e suas Associações Estaduais idealizaram o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, o RAMA, um programa de rastreamento e monitoramento de frutas, legumes e verduras.

Os supermercados participantes aderem ao programa voluntariamente e têm o intuito de monitorar a segurança dos alimentos comercializados advindos de seus fornecedores e, se necessário, orientá-los para uma boa prática agrícola. 

O RAMA, por meio dos seus processos e sistemas de tecnologia, possibilita a gestão de conhecimento, segurança e qualidade de FLVs com informações de origem e percurso realizado pelo alimento ao longo de toda a cadeia produtiva. O Programa RAMA  se orienta pelo PARA (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos da ANVISA), pois é realizado o monitoramento de resíduos de defensivos químicos em produtos com base na lista fornecida pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF - IBGE).

O Programa proporciona um desenvolvimento consciente dos fornecedores envolvidos na cadeia de produção e consequentemente, a comercialização de produtos seguros e de qualidade. Neste sentido, podemos pontuar como objetivos:

  • Desenvolvimento colaborativo: compartilhamento de dados de produtores, fornecedores, produtos e resultados de análises laboratoriais entre os varejos participantes.
  • Precisão na identificação da origem dos problemas de contaminação com resíduos de agrotóxicos, implicando em uma otimização no processo de resolução da falha ocorrida.
  • Aprimoramento da qualidade dos produtos comercializados.

2) Conformidade atual das análises de resíduos de defensivos químicos1

Neste ano, 2024, realizamos 430 coletas em 13 unidades federativas, as quais estão disponíveis no painel RAMA com um total de 345 laudos referentes às amostras coletadas. A diferença entre estes dois valores refere-se às amostras que ainda não têm seus laudos finalizados. 

O gráfico abaixo nos mostra na escala de cores o verde como conformidade e, amarelo e vermelho, a concentração de inconformidade  para  cada Estado.

O destaque positivo é para a região centro oeste que está com 100% de conformidade. E o alerta é para a região nordeste que acumula 65% de conformidade, isto é, abaixo da média nacional do programa RAMA: 82% (tabela da próxima página). A região sul e sudeste apresentam 83% e 80% de conformidade respectivamente. Na região Norte ainda não foram realizadas as coletas, previstas para o próximo trimestre.

As inconformidades ocorrem quando o produto analisado apresenta ingredientes ativos que não estão de acordo com as monografias da ANVISA ou o CODEX Alimentarius, neste casos para produtos importados, podendo haver a detecção de um ingrediente ativo não permitido no Brasil (monografia excluída/substância proibida), não autorizado para a cultura e/ou com o LMR maior do que a Anvisa/Codex determinam.

Abaixo, a tabela extraída do painel RAMA com a relação dos estados monitorados e que possuem os laudos liberados para consulta. Os estados com o maior volume de amostras coletadas foram SP e SC e apresentam um percentual de conformidade positivo (82% e 84%).

¹ Dados retirados do painel RAMA no dia 01/04/2024, referente ao 1° trimestre de 2024. 

3) Produtos e ingredientes ativos com maior incidência de inconformidade

As detecções por ingredientes ativos não autorizados (NA) são a de maior volume representando 13% das inconformidades. Estas inconformidades são de ingredientes ativos autorizados para uso na agricultura, mas não no produto analisado. Exemplo: o fungicida Procimidona possui monografia autorizada  para o alface, mas não possui para a couve.

Abaixo segue a tabela com os 6 produtos do PARA com a menor porcentagem de conformidade.

O Pimentão é um legume que é monitorado com alta frequência nos programas públicos de segurança do alimento, devido a alta taxa de inconformidade.

A cenoura é o que surpreende, que quando comparada com o ano anterior apresentou 85,94% de conformidade, uma redução de mais de 30% da sua conformidade.

No caso da cenoura, a maioria das inconformidades detectadas foram por uso não autorizado do ingrediente ativo clorpirifós, que passou por reavaliação em 2022.

Ponto de atenção quando ocorre a detecção de analito proibido, pois se trata de uma substância banida do território nacional e a sua monografia cancelada. Neste ano detectamos 1 amostra de uva com analito proibido e está em tratativa com o varejo e o fornecedor coletado. 

Ao analisar os produtos da listagem do PARA, conforme a tabela abaixo, os 5 alimentos que apresentam maior conformidade foram Abacaxi, Abobrinha, Alho, Batata Doce e Cebola - todos com 100% de conformidade.

A surpresa positiva do resultado acima  é a fruta Abacaxi! 

Finalizamos o trimestre aderentes ao planejamento das coletas do período. A conformidade das amostras por sua vez está levemente abaixo do esperado. Nosso objetivo para 2024 é atingir 83% de conformidade. Neste sentido, é importante reforçar a necessidade de que todos os elos da cadeia de alimentos continuem atuantes na busca da qualidade e segurança dos alimentos ofertados ao cidadão. E para isto, valorize os bons fornecedores.

4) Convite Smart Market e Balanço RAMA 

A ABRAS vai reunir e ampliar a gestão de performance dos supermercadistas no evento Smart Market em 09/04/24. O objetivo é conectar  todas as áreas e funções ao sucesso das empresas do setor. Dentro da agenda deste evento temos o Balanço RAMA com os resultados oficiais 2023. 

* Link de inscrição

No próximo boletim, previsto para Julho/2024, abordaremos a retomada do Programa PARA da ANVISA, a atualização das informações do Monitoramento RAMA de produtos Nacionais e Importados, os Planos de Ação, Agenda de Treinamentos e a Cobertura Coletiva entre os supermercados participantes.


Dúvidas ou sugestões entrem em contato conosco!

amostras@paripassu.com.br