Informativo RAMA, v02 - Julho de 2024

Caro leitor, esta é a segunda edição do Informativo RAMA! O Informativo surgiu da necessidade apontada pelos varejos participantes sobre o status do Programa RAMA e atualização de conteúdos sobre Rastreabilidade e Segurança do Alimento.

E vamos nessa,  juntos!

Neste informativo falaremos sobre os seguintes temas:

  1. Retomada do Programa PARA da ANVISA;
  2. Conformidade atual das análises de resíduos de defensivos químicos no RAMA;
  3. Planos de Ação em aberto/atraso no Programa RAMA;
  4. Cobertura Coletiva entre os supermercados participantes;


1) Retomada do Programa PARA da ANVISA;

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) da ANVISA foi criado com o objetivo de monitorar os resíduos de agrotóxicos presentes em alimentos de origem vegetal. Essa iniciativa busca reduzir os riscos à saúde decorrentes da exposição a essas substâncias através da alimentação, avaliando possíveis irregularidades e identificando os potenciais riscos à saúde com base nos resultados das análises das amostras coletadas. Desde sua criação em 2001, o PARA tem sido fundamental para garantir a segurança alimentar da população, promovendo a conscientização sobre a importância da qualidade dos alimentos que consumimos. 

Em 13 de maio de 2024, iniciou-se as coletas do Plano de Amostragem do Ciclo 2024 com o objetivo de coletar 3.569 amostras de 14 alimentos específicos, sendo eles: abobrinha, aveia, banana, cebola, couve, laranja, maçã, mamão, milho, pepino, pera, soja, trigo e uva.

As amostras do Ciclo 2024 serão coletadas no período de 13 de maio a 6 de dezembro deste ano em diversos Estados e no Distrito Federal, incluindo AC, AL, AP, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, SC, SP, SE e TO. Este ciclo faz parte do Plano Plurianual 2023-2025, que tem como meta o monitoramento de 36 alimentos, representando assim 80% do consumo total de alimentos de origem vegetal.

Neste link você consegue visualizar a publicação oficial da retomada das coletas.

Todos os relatórios do Programa PARA da Anvisa estão disponíveis neste link.

Até o momento 25% do cronograma do ciclo anual já foi executado, representando um volume de mais de 750 amostras coletadas, em 80 cidades e em mais de 70 redes de varejos distintas.
A PariPassu, executora técnica do Programa RAMA através do Acordo de Cooperação Técnica ABRAS-ANVISA, segue realizando a operação logística destas amostras.

Devido as enchentes no estado do Rio Grande do Sul (RS) as coletas foram suspensas neste estado e ainda sem previsão de retorno. O que impactou diretamente no volume de amostras coletadas, pois o RS é o quarto estado com o maior volume de amostras planejadas para este ciclo.

 

2) Conformidade atual das análises de resíduos de defensivos químicos no RAMA;

Neste ano, 2024, realizamos 1032 coletas em 18 unidades federativas, as quais estão disponíveis no painel RAMA com um total de 987 laudos referentes às amostras coletadas. A diferença entre estes dois valores refere-se às amostras que ainda não têm seus laudos finalizados. Estamos com 83,63% de conformidade das amostras analisadas.

Ao analisarmos somente os itens de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) que estão neste ciclo do PARA, a conformidade do RAMA é de 84,84%, segue abaixo os dados retirados das amostras do RAMA 2024:

Os produtos pêra e pepino impactam na conformidade "puxando" o indicador para baixo. A pêra em 2023 apresentou 54,17% de conformidade e o pepino em 2023 apresentou 51,85% de conformidade.

A pêra trata-se de uma das principais culturas de clima temperado, sendo a terceira mais consumida e a mais importada, justamente porque não existe uma produção nacional expressiva. A produção local se mantém em pouco mais do que 10% das necessidades de consumo e, por isso praticamente 90% da pêra disponível nos mercados brasileiros importada. O grande volume vem da Argentina, EUA, Uruguai e Chile. Por se tratar de produto importado, muitas vezes não contempla as monografias autorizadas da ANVISA o que impacta na alta taxa de inconformidade por substâncias não autorizadas.

O pepino tem grande importância econômica e social dentro do agronegócio de hortaliças no Brasil. É muito apreciado e consumido em todas as regiões brasileiras. Ao analisarmos a incidência por inconformidade a distribuição é de forma muito semelhante em não autorizada e extrapolação máxima de Resíduos. As substâncias com maior incidência de inconformidade por não autorizada no pepino é o fungida Procimidona e para a extrapolação máximo de resíduos é o inseticida Tiametoxam.

 

3) Planos de Ação em aberto/atraso no Programa RAMA;

Os planos de ação surgem a partir de inconformidade encontrada nas análises do Programa RAMA. Estas inconformidades podem ser por:

  • Ingrediente Ativo não autorizado, são substâncias que possui autorização para o uso agronômico, mas não para a matriz em que foi aplicada. Por exemplo,  determinado defensivo possui autorização para aplicação em batata, mas foi aplicado em tomate.
  • Extrapolação de LMR (limite máximo de resíduo), ocorre quando é aplicada uma quantidade de defensivo químico maior do que a prescrição recomenda ou até mesmo quando a colheita é realizada antes do prazo de carência.
  • Ingrediente Ativo Proibido, que são insumos químicos que tiveram a sua monografia cancelada ou excluída e provavelmente o insumo agrícola foi comercializado por contrabando.

Este ano estamos com 95 planos de ação em aberto, e destes, 51 já estão em atraso. O volume acumulado em aberto/atraso desde o início do Programa RAMA está em 658 planos de ação. 

 

4) Cobertura Coletiva entre os supermercados participantes;

O conceito de Cobertura Coletiva para os supermercados participantes do RAMA é uma premissa estratégica do Programa. Essa iniciativa visa garantir que a amostragem de alimentos seja abrangente e representativa, envolvendo diversos estabelecimentos varejistas em diferentes regiões do país. A participação dos supermercados é essencial para a coleta de amostras de alimentos de origem vegetal, contribuindo para o monitoramento de resíduos de defensivos agroquímicos e a promoção da segurança alimentar. Este modelo também permite a redução dos valores de investimento pelo fato do compartilhamento dos resultados entre os supermercados.

Todos os supermercadistas participantes conseguem visualizar a conformidade de todos os fornecedores coletados no programa RAMA dentro do painel RAMA, com a seguinte estrutura de consulta:

Para acessar o seu painel RAMA, basta clicar neste link e logar com o seu usuário e senha.

Se tiver dificuldades entre em contato com o time de Monitoramento & Alimento Seguro da PariPassu -  amostras@paripassu.com.br ou no whatsapp (48) 991576070.

Ao engajar os supermercados no processo de coleta, o Programa RAMA amplia sua capacidade de monitoramento e controle, permitindo uma visão mais abrangente e detalhada da presença de resíduos de defensivos agroquímicos nos alimentos.

Dessa forma, a Cobertura Coletiva entre os supermercados participantes fortalece a atuação do Programa, promovendo a conscientização sobre a importância de se ofertar alimentos seguros.


No próximo boletim, previsto para Novembro/2024, abordaremos status das coletas do Programa PARA da ANVISA, a atualização das informações do Monitoramento RAMA e temas atuais sobre segurança de alimento.

Edição Anteriores:

1° Edição - Abril/2024

 

Dúvidas ou sugestões entrem em contato conosco!

amostras@paripassu.com.br