1. Central de Conhecimento
  2. Monitoramento & Alimento Seguro

Laboratórios Parceiros PariPassu

Saiba quais são os laboratórios parceiros da PariPassu.

  A análise de alimentos conferem ao consumidor maior segurança em relação aos alimentos da produção a mesa do consumidor. Essas análises são muito importantes, pois servem como indicadores de qualidade e segurança alimentar.

   No entanto, para esses resultados apresentarem credibilidade, o laboratório que realiza esses diagnósticos precisa seguir determinados padrões. A Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 é a principal, que é o Requisito Geral para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, estabelece exigências que demonstram que o laboratório é capaz de gerar resultados com qualidade, precisão e imparcialidade. É uma norma reconhecida e utilizada mundialmente pelos laboratórios.

   A Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 especifica os requisitos gerais para a aptidão do laboratório de realizar ensaios e calibrações utilizando métodos normalizados, não normalizados e métodos desenvolvidos pelo laboratório.

   A Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (Cgcre) é o único organismo de acreditação reconhecido pelo Governo Brasileiro para acreditar Organismos de Avaliação da Conformidade.

   A PariPassu através do Programa RAMA utiliza dois laboratórios parceiros: Agrosafety e Eurofins do Brasil para as suas analises. Ambos são acreditados pela ABNT NBR ISO/IEC 17025. Uma exigência dessa norma é que o laboratório tenha documentado uma série de procedimentos, além de exigir a realização de auditorias internas na área técnica. Atendendo os requisitos dessa norma, o laboratório atenderá também aos princípios da ABNT NBR ISO 9001.

Alguns outros laboratórios que atendem esses requisitos e, consequentemente, são aceitos para cadastro de laudos no SARA (Sistema de Acompanhamento de Resultados das Análises) nas amostragens próprias são: ITEP, Merieux, JLA e NSF International Laboratories.   

      Para a implantação da norma, o laboratório deve dominar a metrologia (palavra que vem do grego e significa "Estudo das medidas"). Para o sucesso nas medições, é preciso que o laboratório tenha uma equipe técnica em metrologia, para evidenciar a competência e habilidade na realização de ensaios e calibrações. É exigido também pela norma um gerente de qualidade e uma gerência técnica.

   A melhor opção é sempre utilizar os laboratórios acreditados, pois trazem maior segurança e confiabilidade refletida para todos os elos da cadeia. 

 

Fontes:

  • http://www.inmetro.gov.br/Sidoq/Arquivos/CGCRE/DOQ/DOQ-CGCRE-8_01.pdf
  • https://www.exactusmetrologia.com.br/sites/default/files/3-nbr_iso_iec_17025-2017_versao_exclusiva_treinamento.pdf
  • https://abcm.org.br/anais/creem/2007/PDF/0181.pdf
  • https://agrosafety.com.br/
  • https://www.eurofins.com.br/