ParInforme: Edição Lado a Lado

Seja bem-vindo à edição especial do ParInforme! Confira aqui um pouco de como foi o ano de 2023 para produção e comercialização de FLVs e veja o que esperar de 2024. Que bom que estamos juntos e seguimos lado a lado!

    Olá, seja bem-vindo à edição especial do ParInforme, o informativo oficial da PariPassu! Neste informativo, você sempre pode acompanhar os principais dados e indicadores do mercado de alimentos no último mês, mas, especialmente nesta edição comemorativa chamada "Lado a Lado", você acompanhará um pouco de como foi o ano de 2023 e o que esperar de 2024! Confira a seguir!

Confira neste ParInforme:


 

Qualidade e Visão do Campo: como foi 2023?

    Quando analisamos o gráfico dos produtos mais devolvidos no ano de 2023, observa-se que o morango está no topo da lista, com 30% de devolução. Isso representa quase 1/3 (um terço) da carga total entregue durante o ano. Ainda podemos ver que a média de devolução dos FLVs foi de 15%, de forma que o morango apresentou um índice de devolução que é o dobro da média. Nesse sentido, outros 8 produtos também apresentaram índices de devolução acima da média, são eles: abacaxi, mamão, melancia, batata, caqui, tangerina, ameixa e pêssego. Para o item laranja, o índice foi de 15%, igual a média geral obtida.

    No gráfico a seguir, verifica-se que o pêssego foi o segundo FLV mais devolvido, com 23% de devolução e a ameixa foi o terceiro, com 21% de devolução.

    Confira no gráfico abaixo todos os produtos mais devolvidos do ano:

 

 

   Nesse sentido, vimos que em 2023 a qualidade dos alimentos foi severamente influenciada pela ocorrência de anomalias climáticas, ou seja, chuvas acima ou abaixo da média, bem como temperaturas também acima ou abaixo da média. Além disso, também presenciamos eventos climáticos extremos, como ciclones extratropicais, secas severas e incêndios florestais, que contribuíram para a perda de culturas inteiras, impactando o comércio tanto de forma qualitativa quanto quantitativamente, ou seja, diminuindo a disponibilidade de alguns produtos e a qualidade dos mesmos.

    Veja a seguir alguns relatos dos nossos parceiros sobre os desafios que enfrentaram em 2023 para manter a qualidade dos seus produtos.

Eduardo Corrêa - Bananas Corrêa

Patrícia Cartier

Fábio Roberto Del Rovere-1Fábio 2

Felipe Golin-1

Wellington

Marcos LaurentinoMarcos Laurentino 2

Rodrigo Martins

Felipe Diogo

Vinícius Alves

Ademir PontesAdemir Pontes 2

 

Lado a lado em 2023:

    Mais do que dados e indicadores, o 2023 do mercado de alimentos foi movido por pessoas que, reconhecendo todos os desafios que a atualidade apresenta, procuram soluções e se dedicam constantemente a entregar produtos de qualidade para a sociedade brasileira.  

    Nesse sentido, é nossa alegria compartilhar um pouco de como foi o ano dos nossos parceiros.

    Conheça a Agrodan, a Agropecuária Roriz Dantas, produtora de manga no Vale do São Francisco, sertão do Pernambuco e da Bahia!

 

    Outra empresa que nos acompanhou de pertinho em 2023 foi a Maeda Agro, produtora de cenoura, alho e cebola, principalmente. Além de acompanhar os processos da empresa nos últimos anos, nós nos juntamos em mais um projeto para contar a sua história de sucesso! Conheça mais de perto a empresa!

 

Quer conferir a História de Sucesso da Maeda Agro??

CLIQUE AQUI para conferir!

 

 

O que esperar de 2024: prospectivas de mercado

Você sabe o que é uma prospectiva?

Quando um ano está chegando ao fim, é comum ouvirmos falar sobre o que estamos esperando para o futuro, ou para a próxima etapa que nos aguarda. E, para falar um pouco mais sobre isso, vamos abordar aqui um pouco sobre as prospectivas para 2024.

Nesse sentido, uma "prospectiva" é o "conjunto de pesquisas a respeito de fenômenos técnicos, tecnológicos, científicos, econômicos, sociais etc., que procura prever a evolução futura das sociedades". 

Confira mais sobre isso!

   

    Apesar de todas as incertezas climáticas e geopolíticas, conseguimos analisar o padrão de consumo das pessoas em 2022 e 2023 para traçar as prospectivas para o próximo ano. E, quando olhamos mais de perto, percebemos que as questões sócio-políticas-econômicas-ambientais estão profundamente conectados e que a forma como as pessoas consomem alimentos. Somado a isso, todo o trabalho que realizamos junto aos produtores, varejos e indústrias em 2023, e nos anos anteriores, nos serve de embasamento para entender as necessidades do mercado e contribuir com a nossa experiência, compartilhando informação e trabalhando para construir um cenário ainda mais positivo para o próximo ano.

    Nesse sentido, confira a seguir as três principais prospectivas para o próximo ano:

  • Qualificação: como foi possível perceber pelos relatos dos nossos parceiros, a falta de mão-de-obra qualificada tem sido um desafio tanto para os cultivos quanto para os varejos. Nesse sentido, em 2023, a PariPassu promoveu uma série de treinamentos junto a associações e capacitou tecnicamente diversas redes de supermercados. Identificamos que a elevada rotatividade e a falta de capacitação técnica representam desafios significativos para todos os elos da cadeia de abastecimento, manuseio e recebimento de produtos perecíveis. Assim, a falta de uma estrutura de governança acaba por comprometer o controle de qualidade no recebimento de frutas, legumes e verduras, impactando diretamente o padrão de qualidade dos produtos que são disponibilizado nas lojas. Durante o ano de 2023, nós observamos um notável aumento no número de varejistas que desenvolveram os seus centros de distribuição e implementaram equipes dedicadas para a qualidade, com o objetivo de garantir que o recebimento esteja de acordo com os padrões estabelecidos em suas fichas técnicas para cada produto perecível. 
        Segundo produtores e comerciantes que fornecem frutas, legumes e verduras para esses varejistas, é necessário capacitar as equipes de qualidade para realizar inspeções de forma precisa, de forma que aconteça uma avaliação íntegra, que reflita com precisão os níveis de defeito para todo o lote avaliado. Além dos treinamentos destinados à capacitação técnica das equipes de qualidade nos centros de distribuição, nós realizamos também capacitações para as equipes das lojas. Estabelecer processos de qualidade desde o recebimento até a exposição do produto é fundamental para garantir a manutenção da qualidade até a mesa do consumidor
        A rotatividade dos colaboradores nas lojas é uma realidade que continuaremos monitorando em 2024. Nesse contexto, é essencial contar com uma estrutura correta e organizada para a qualificação das equipes e investir em educação e capacitação é um ponto que deve ser priorizado no próximo ano.

 

  • ESG: talvez você não esteja familiarizado com essa sigla, mas já deve conhecer o conceito. ESG é uma sigla em inglês que significa governança ambiental, social e corporativa e se refere à avaliação de quanto uma empresa ou corporação trabalha em prol de objetivos sociais e ambientais, para além do próprio lucro. Isso envolve tanto o apoio a certos movimentos sociais, causas ambientais e incentivo à diversidade, equidade e inclusão. Isso pode parecer um pouco longe da realidade do pequeno negócio brasileiro, mas a verdade é que todos esses tópicos são pauta da sociedade e refletem um caminho a ser seguido, dentro do possível de cada empresa e organização. Lembrando também que a busca por produtos sustentáveis e socialmente responsáveis vem ganhando destaque no mercado, mesmo que esses produtos ainda não sejam tão vendidos devido ao preço mais elevado e ao alto custo de vida brasileiro do momento.

 

  • Tecnologia: ainda alinhado com as tendências anteriores, o uso da tecnologia para produção e comércio de alimentos veio para ficar. O exemplo mais em evidência nesse sentido, é a busca e exigência crescentes do consumidor final, governo e mercado pelas informações de produção, origem e qualidade dos alimentos, aumentando a transparência na cadeia de alimentos. Nesse sentido, a rastreabilidade já não surge como uma tendência, mas sim um pilar básico na estrutura do mercado alimentar. Para além disso, a tecnologia também se faz cada vez mais presente nas produções, tanto agrícolas quanto industriais, para garantir a qualidade dos alimentos e monitorar todos os elementos que podem impactar negativa e diretamente nesse quesito.

 


Caso você tenha ficado com dúvidas, ou queira nos contar o que achou desse Informativo, CLIQUE AQUI para entrar em contato com a nossa equipe! Ficaremos felizes em atendê-lo! 🤗💙

E não deixe de avaliar esse informativo, a sua opinião é muito importante pra nós! 🍎

 

Obrigada por nos acompanhar até aqui! Nos vemos no próximo ano! 🖐️💙🍉