O Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Análises (S.A.R.A.) permite o preenchimento de planos de ação para correção de inconformidades. Saiba como acessá-los a seguir.
Primeiramente, clique aqui e faça seu login nos sistemas PariPassu, preenchendo seu e-mail e senha usuais na tela de acesso. Em seguida, clique no logo do sistema S.A.R.A.
1. Na tela inicial do S.A.R.A., clique no menu principal , à esquerda, e depois clique na opção Cadastro plano de ação.
2. O sistema exibirá a tela Listagem de planos de ação. Nela, você deve localizar a opção desejada e clicar no botão .
Para facilitar a localização, clique em . Então, delimite o período usando o botão nos campos Data início e Data fim. Também é possível filtrar pela situação do plano. Depois de definir os parâmetros, clique em .
3. Já na tela Edição de planos de ação, a aba principal apresenta as sessões Dados para conferência do laudo; Resultado do laudo; e Plano de ação, na qual será necessário preencher os campos com asterisco (em destaque abaixo).
4. No campo Data da elaboração, use o botão para selecionar a data.
5. Nos campos Nome responsável técnico e Nº registro no conselho profissional preencha os dados de identificação do técnico ou engenheiro agrônomo responsável.
Caso você não tenha acompanhamento de um desses profissionais, preencha o campo Nome responsável técnico com o nome da pessoa que está elaborando o plano de ação e informe o RG no campo Nº registro no conselho profissional.
6. No campo Motivo de não conformidade, esclareça a razão pela qual a análise apresentou inconformidade, respondendo perguntas como:
- O fornecedor utiliza agrotóxicos?
- Possui caderneta de campo onde anota os agrotóxicos usados?
- Como é feita a manipulação dos agrotóxicos?
- Os princípios ativos que compõem os agrotóxicos utilizados estão autorizados para a cultura?
- Ocorreu algum problema climático?
- Existe um acompanhamento de um responsável técnico (ex: eng. ou tec. Agrônomo)?
7. Já no campo Ações corretivas, informe as medidas que serão tomadas para que a inconformidade não se repita:
- Os registros de campo foram revisados?
- Houve algum ajuste de aplicação e/ou substituição de algum insumo?
- Houve algum ajuste nos manejos do campo?
- Foi realizado algum treinamento sobre boas práticas agrícolas?
- Foi realizada atualização de alguma documentação?
- Foi realizada alguma orientação aos colaboradores?
Para as ações corretivas informadas, é importante ter os documentos que comprovem as ações, como: fotos, e-mail enviados, laudos, documentos físicos ou online, lista de presença, certificados, etc.
8. Se necessário, você pode anexar imagens ou documentos. Para isso, clique em , selecione os documentos em seu computador e depois clique em .
- Neste item, caso o fornecedor realizou algum curso de boas práticas agrícolas poderá inserir neste campo.
9. Por fim, clique em para fazer o envio do plano de ação preenchido. Se desejar apenas salvar e fazer o envio posteriormente, clique em .
O preenchimento do plano de ação é de responsabilidade do último elo da cadeia logística. Caso você seja o distribuidor do produto que apresentou inconformidade, recomendamos que entre em contato com seu fornecedor para lhe auxiliar nesse preenchimento.
Reforçamos a importância de se capacitar em cursos de boas práticas agrícolas, abaixo seguem alguns cursos gratuitos:
Caso você persista com dúvidas, entre em contato com a equipe de Monitoramento & Alimento Seguro:
E-mail: amostras@paripassu.com.br | Whatsapp: (48) 99865-0152
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você. Até a próxima!