Como preencher planos de ação no S.A.R.A?

O Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Análises (S.A.R.A.) permite o preenchimento de planos de ação para correção de inconformidades. Saiba como acessá-los a seguir.

Primeiramente, clique aqui e faça seu login nos sistemas PariPassu, preenchendo seu e-mail e senha usuais na tela de acesso. Em seguida, clique no logo do sistema S.A.R.A. 

1. Na tela inicial do S.A.R.A., clique no menu principal meu SARA, à esquerda, e depois clique na opção Cadastro plano de ação.

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2. O sistema exibirá a tela Listagem de planos de ação. Nela, você deve localizar a opção desejada e clicar no botão edição.
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Para facilitar a localização, clique em . Então, delimite o período usando o botão nos campos Data início e Data fim. Também é possível filtrar pela situação do plano. Depois de definir os parâmetros, clique em .

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3. Já na tela Edição de planos de ação, a aba principal apresenta as sessões Dados para conferência do laudo; Resultado do laudo; e Plano de ação, na qual será necessário preencher os campos com asterisco (em destaque abaixo).

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4. No campo Data da elaboração, use o botão  para selecionar a data. 

5. Nos campos Nome responsável técnico e Nº registro no conselho profissional preencha os dados de identificação do técnico ou engenheiro agrônomo responsável.

Caso você não tenha acompanhamento de um desses profissionais, preencha o campo Nome responsável técnico com o nome da pessoa que está elaborando o plano de ação e informe o RG no campo Nº registro no conselho profissional.

6. No campo Motivo de não conformidade, esclareça a razão pela qual a análise apresentou inconformidade, respondendo perguntas como:

  • O fornecedor utiliza agrotóxicos?
  • Possui caderneta de campo onde anota os agrotóxicos usados?
  • Como é feita a manipulação dos agrotóxicos?
  • Os princípios ativos que compõem os agrotóxicos utilizados estão autorizados para a cultura?
  • Ocorreu algum problema climático?
  • Existe um acompanhamento de um responsável técnico (ex: eng. ou tec. Agrônomo)?

7. Já no campo Ações corretivas, informe as medidas que serão tomadas para que a inconformidade não se repita:

  • Os registros de campo foram revisados?
  • Houve algum ajuste de aplicação e/ou substituição de algum insumo?
  • Houve algum ajuste nos manejos do campo?
  • Foi realizado algum treinamento sobre boas práticas agrícolas?
  • Foi realizada atualização de alguma documentação?
  • Foi  realizada alguma orientação aos colaboradores?

Para as ações corretivas informadas, é importante ter os documentos que comprovem as ações, como: fotos, e-mail enviados, laudos, documentos físicos ou online, lista de presença, certificados, etc.

8. Se necessário, você pode anexar imagens ou documentos. Para isso, clique em escolher ficheiro, selecione os documentos em seu computador e depois clique em enviar arquivo.

  • Neste item, caso o fornecedor realizou algum curso de boas práticas agrícolas poderá inserir neste campo.

9. Por fim, clique em finalizar para fazer o envio do plano de ação preenchido. Se desejar apenas salvar e fazer o envio posteriormente, clique em salvar.

O preenchimento do plano de ação é de responsabilidade do último elo da cadeia logística. Caso você seja o distribuidor do produto que apresentou inconformidade, recomendamos que entre em contato com seu fornecedor para lhe auxiliar nesse preenchimento.

Reforçamos a importância de se capacitar em cursos de boas práticas agrícolas, abaixo seguem alguns cursos gratuitos:


Caso você persista com dúvidas, entre em contato com a equipe de Monitoramento & Alimento Seguro: 

E-mail: amostras@paripassu.com.br | Whatsapp: (48) 99865-0152 


Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você. Até a próxima!