1. Central de Conhecimento
  2. Monitoramento & Alimento Seguro

Projeto ABCM | Como coletar uma amostra de origem vegetal para ser enviada ao laboratório através de uma coleta monitorada remotamente?

O objetivo do documento é auxiliar os fornecedores associados a ABCM sobre o envio de amostra ao laboratório, fornecendo instruções sobre o processo de coleta de amostras de origem vegetal através do acompanhamento remoto e transporte ao laboratório.

Para que o procedimento ocorra, seguem os passos:


Materiais necessários para a coleta:

  • Saco plástico reforçado;
  • Luva descartável;
  • Lacre numérico;
  • Caixa térmica de isopor (sugestão dada para garantir a integridade da amostra até a chegada ao laboratório. Também é possível utilizar caixas de papelão reforçadas, caso preferir)

Condições do Produto amostrado:

  • Devem apresentar condições adequadas de armazenamento e conservação; 
  • Certificar-se de que o produto não está danificado ou em estágio avançado de maturação; 
  • Não efetuar a lavagem do produto.

Quantidade necessária:

  • Produtos a granel ou embalados: no mínimo, 1 kg. Não é necessário ultrapassar 1,5 kg.

Orientação e Acompanhamento Remoto


Precisamos que a coleta seja monitorada em tempo real através de uma vídeo chamada, por isso é necessário entrar em contato conosco por meio do e-mail amostras@paripassu.com.br ou WhatsApp (48) 99157-6070 com antecedência para que possamos agendá-la. Você deve informar:

  1. O tipo de produto a ser amostrado;
  2. Sugestão de dia e horário previstos para a coleta;
  3. Transportadora utilizada para o envio da amostra ao laboratório.

Importante informar que, por questões logísticas, os dias para o envio serão nas segundas, terças ou quartas-feiras.


Passo a Passo da operação durante a vídeo-chamada:

  1. Utilizar a luva descartável para a manipulação dos produtos;
  2. Colocar o produto dentro do saco plástico (certifique-se que possui quantidade necessária para a análise).
  3. Lacrar e identificar o produto.
  4. Registrar as imagens do produto em que fique visível o produto como um todo, o lacre e a etiqueta de Rastreabilidade, caso haja. Registre quantas imagens julgar necessário.
  5. Imagem do produto na caixa;
  6. Posteriormente a isso, precisamos que os registros fotográficos do produto coletado sejam enviados para nós antes do envio da amostra ao laboratório, para que a coleta do produto esteja apta a análise. Estas imagens devem ser enviadas ao nosso WhatsApp: (48) 999157-6070 ou email: amostras@paripassu.com.br
  7. Após o envio da amostra ao laboratório, nos encaminhe um registro fotográfico do comprovante de despacho da amostra para que possamos acompanhar a chegada ao destino.

  Exemplo da imagem com o produto e lacre visível

Transporte da amostra ao laboratório

O envio da amostra será de responsabilidade do fornecedor e seu custo será reembolsado posteriormente pela ABCM, dessa forma, poderão eleger qual o melhor formato (Correios, transportadora terrestre ou aérea), considerando custo, disponibilidade na região e tempo de chegada ao destino. Importante informar que idealmente as amostras devem chegar ao laboratório em até 3 dias, pois quanto mais tempo, maiores as chances de degradarem, impedindo a realização da análise.

Destino das amostras: Laboratório Agrosafety Monitoramento Agrícola

Endereço: R. Norival Folster, 81 - Jardim Cedros, Santa Bárbara d'Oeste - SP, 13457-172.

Ainda, é possível fazer a entrega da amostra diretamente no laboratório.

Sugestões de empresas de transporte e orientações:

  • SEDEX

O SEDEX apresenta algumas modalidades de envio com diferentes prazos de entrega - SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX. É importante reforçar a importância das amostras chegarem ao laboratório em até 3 dias úteis para garantir boas condições para análise. Neste site, você pode verificar quais formas de envio estão disponíveis, o tempo de chegada ao destino e uma previsão do custo.

Para procurar uma agência do Correios próxima a você, clique aqui.

  • Azul Cargo Express: transporte aéreo.

Para realizar o despacho, você deve finalizar o preenchimento deste formulário com seus dados e levar o documento impresso. A modalidade de envio previamente selecionada é a “Expresso”, que define um prazo de 2 dias úteis para chegada ao destino. Se preferir uma alternativa mais rápida, basta solicitar ao atendente da loja. O pagamento deve ser realizado na origem ou diretamente na sua conta-corrente.

Caso consiga emitir a nota fiscal da mercadoria enviada, selecione a opção “Notas fiscais” e complete as informações extra (ex: quantidade, valor).

Se não for possível, selecione a opção “Sem valor declarado” e leve este documento impresso para ser preenchido no momento do despacho.

Para verificar se há uma unidade Azul Cargo Express perto da sua região, aqui temos um mapa que facilitará a sua visualização. Para buscar o endereço da loja que deseja, busque diretamente no site da empresa.

  • GOLLOG: transporte aéreo.

Para realizar o despacho, você deve finalizar o preenchimento deste formulário com seus dados e levar o documento impresso. A modalidade de envio previamente selecionada é a “Rápida”, que define um prazo de 2 dias úteis para chegada ao destino. Se preferir uma alternativa mais rápida, basta solicitar ao atendente da loja. O pagamento deve ser realizado na origem ou diretamente na sua conta-corrente.

Se conseguir emitir a nota fiscal, preencha o campo “Notas fiscais” com a informação necessária. Caso contrário, imprima e preencha esta declaração para entregar juntamente às amostras.

Para encontrar uma unidade da GOLLOG perto de você, acesse o site

Solicitação de análise ao laboratório

A equipe PariPassu ficará responsável pelo cadastro das amostras e recebimento dos laudos na plataforma do laboratório Agrosafety. Assim que os laudos estiverem disponíveis, você poderá acessá-lo no sistema de gestão de amostras da PariPassu, o SARA.

Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail amostras@paripassu.com.br ou WhatsApp (48) 99157-6070.


Esperamos ter ajudado! 💙