Entenda quais são as funcionalidades descritas no seu Contrato do Rastreador e o que é levado em conta na precificação
A PariPassu foi a primeira empresa brasileira a desenvolver um sistema para a rastreabilidade de alimentos há mais de 15 anos. Hoje temos o software mais completo do mercado e com diversas possibilidades de customização.
Nossa precificação é composta por 4 eixos variáveis de acordo com a sua necessidade:
Número de destinos
Versão Mobile
Recall
Nº de indicadores no Panorama
Nº de relatórios de gestão por e-mail/mês
Importação de arquivos no Panorama
Integração com ERP
INDEX
1. Funcionalidades
As funcionalidades disponíveis no sistema variam conforme o plano escolhido:
O eixo varia entre os Planos 2 a 6. Não há planos ou valores intermediários entre os planos estabelecidos acima.
Exemplo: Se você precisa de 30 indicadores, deve realizar a contratação do Plano 4 que dá direito até 40 indicadores. Não há um plano intermediário entre o Plano 3 e o 4.
Entenda a seguir o que significa cada uma das funcionalidades descritas na tabela.
Número de destinos
Para realizar a rastreabilidade é essencial apontar no sistema para quem você está realizando a venda dos seus produtos. O número de destinos corresponde ao número de clientes para o qual você pode registrar a venda.
Você possui duas opções: até 5 destinos ou destinos ilimitados.
Exemplo: Se forneço para 2 lojas do Supermercado A, 3 lojas do Supermercado B e 4 do Supermercado C, no total tenho 3 clientes, então preciso minimamente de 3 destinos. Se além desses, forneço para distribuidores variados em CEASA, o ideal é contar com destinos ilimitados.
Versão Mobile
Se você tem uma operação que movimenta grandes volumes, considere incluir no seu plano a versão mobile do Rastreador (aplicativo para smartphone, coletores ou tablet). Na prática você pode utilizá-lo em três cenários:
- Quando já recebe os produtos rastreados, pode realizar a leitura do QR Code das etiquetas (caixa ou pallet) e registrar no sistema a compra dos produtos;
- Depois que você realiza a identificação das caixas e pallets, pode ler o QR Code de caixas ou pallets para apontar para qual cliente aquele produto está sendo enviado e em qual quantidade. Esse ponto é ideal para os processos onde a impressão da etiqueta ocorre antes que você saiba para quem irá realizar a venda;
- Se você trabalha com produtos processados, pode utilizar a versão mobile do Rastreador para ler o QR Code dos insumos que farão parte de um processamento, vinculando esses itens ao novo código que será gerado de forma mais ágil.
Recall
A funcionalidade de Recall permite em poucos segundos que você acesse todo o histórico de um código de rastreabilidade. Além de ser uma ferramenta importante para a gestão do negócio, é essencial para atender às exigências legais (INC 02/2018 e RDC 24) e de certificações.
Remover essa funcionalidade do seu plano não gera desconto, ela já está inclusa de forma gratuita.
Nº de indicadores no Panorama
Todos os dados que você registra no Rastreador podem ser visualizados em um painel de gestão, o Panorama. Nesse painel, você pode visualizar as informações em formato de gráficos ou tabelas. Cada gráfico ou ou tabela é contabilizado como 1 indicador.
Nº de relatórios de gestão por e-mail/mês
No painel de gestão, o Panorama, você pode configurar relatórios com seus gráficos e tabelas em formato PDF para que sejam enviados de forma automática para o seu e-mail ou de outras pessoas da empresa. Cada disparo contabiliza como 1 relatório enviado por e-mail.
Os relatórios são altamente customizáveis, permitindo envios com frequências variadas (diariamente, em dias específicos, semanalmente, mensalmente, etc) e também diferentes níveis de visibilidade do dado (operacional, gerencial, filtros por unidade de negócio, etc).
Exemplo: Se envio diariamente para o responsável pela operação 1 relatório, preciso em média de 30 disparos de relatórios por e-mail no mês. Se além disso, envio 1 relatório semanal para a diretoria, preciso somar 4-5 relatórios. No total de 35 relatórios, o meu plano ideal seria o Plano 3 que contempla até 60 relatórios.
Importação de arquivos no Panorama
Além dos dados que são coletados no Rastreador, você pode incluir no Panorama dados que já possui em planilhas ou que estão sendo originados em outros sistemas, para que possa criar gráficos e tabelas com todas as informações.
Cada fonte nova gerada contabiliza como 1 item dessa funcionalidade. Uma mesma fonte gerada pode ser atualizada quantas vezes o usuário desejar com o upload de novas versões do arquivo.
Os arquivos importados precisam seguir as especificações do sistema: formato CSV, codificação Unicode UTF-8, delimitador de campo ponto e vírgula e tamanho máximo de 6Mb.
Integração com ERP
Se você já aponta informações como compra e venda em um sistema ERP ou contábil, considere trabalhar de forma integrada com o Rastreador para evitar retrabalhos e facilitar a sua rotina.
Existem duas possibilidades:
Integração por arquivo: permite o upload de compras no Rastreador, assim como a exportação de vendas. Apesar dos passos serem manuais, permite registros em massa que facilitam a operação.
Integrações nativas (com sistemas): nesse modelo ocorre uma sincronização dos dados entre os sistemas. Cada solução de ERP ou contábil terá suas particularidades. Entenda quais integrações estão disponíveis clicando aqui.
INDEX
Os planos mais completos do Rastreador garantem aos nossos clientes o acesso ao INDEX PariPassu. Nesse ambiente de negócios você pode, se desejar, compartilhar suas informações sobre rastreabilidade, qualidade, segurança do alimento e certificações. Esses dados gerarão uma nota para a sua empresa, que pode ser visualizada por grandes redes supermercadistas que estão em busca de novos fornecedores. Além disso, você consegue conferir um comparativo de como está a média do mercado para os itens analisados, entendendo quais são os pontos de melhoria que você ainda precisa desenvolver para se manter competitivo.
Eixo 2: Modelos de Etiqueta
Aqui consideramos quantos modelos diferentes de etiqueta você irá necessitar no dia-a-dia. O eixo varia conforme as opções abaixo:
Diferente clientes podem ou não exigir modelos específicos de etiqueta. Diferentes embalagens irão exigir diferentes formatos de etiqueta. O número de produtos que você trabalha não irá influenciar esse item, a não ser que você necessite de etiquetas customizadas por produto (com informações distintas além do nome do produto).
A quantidade de etiquetas que você imprime não influencia esse item e não é contabilizada na precificação (sempre será ilimitada).
Entenda mais sobre as etiquetas consultando o nosso manual.
Eixo 3: Unidades
As unidades representam quantos documentos (CPF's ou CNPJ's) da mesma empesa precisarão utilizar o sistema para as operações de rastreabilidade. O eixo varia conforme as opções abaixo:
Conforme a INC 02/2018 cada elo da cadeia é representado por 1 documento e necessita realizar os processos de rastreabilidade de forma individual.
Eixo 4: Rastreador do Campo
A contratação do Rastreador de Campo é opcional e talvez ele não esteja incluso no contrato que você recebeu. O eixo possui apenas duas opções:
Seu objetivo é o de realizar a rastreabilidade dos manejos de campo para cumprir aspectos da legislação e de certificações.
De acordo com a INC 02/2018 todos os produtores rurais devem manter registros agrícolas, em especial dos defensivos aplicados em cada lote colhido, por um período de no mínimo 18 meses. Entenda mais sobre a solução Rastreador do Campo aqui.
ATENÇÃO: Se o seu contrato foi assinado antes de 2022 outros modelos de precificação e funcionalidades podem ter sido utilizados. Para dúvidas sobre contratos antigos, envie um e-mail para financeiro@paripassu.com.br.