Realizando uma junção de dados no Panorama

Neste artigo, aprenda a juntar duas fontes de dados para criar indicadores que combinam informações extraídas de diferentes Soluções PariPassu e até mesmo de fontes externas.

    A solução Panorama permite criar indicadores com base na junção ou união de uma fonte de dados, entenda a diferença entre elas:

     Ao realizar uma União de Dados você determina quais campos devem ser unidos, desde que sejam do mesmo tipo de dado, e eles são apresentados em uma mesma coluna (campo) do indicador que será construído.

    Já a Junção de Dados é possível juntar duas fontes distintas por vez, determinando que haja um ou mais campos de ligação (os quais devem ser iguais entre as fontes) para trazer todos os campos das duas fontes, podendo ser apresentados em diferentes colunas (campos) do indicador.

     Muito importante que na junção irá existir uma fonte primária e outra secundária. O sistema vai verificar primeiro a fonte primária e tentar encontrar o dado do campo de ligação na fonte secundária, para assim trazer os demais dados.

 

Confira neste artigo: 



Criando sua junção de dados

    Para criar uma junção de dados, é necessário combinar duas fontes usando campos de ligação em comum. Siga o passo a passo a seguir para entender como fazer isso: 

Passo 1: Acesse o Panorama com seu login e senha, na página inicial clique no menu principal à esquerda e clique na opção “Fonte de dados(1). Em seguida, selecione a opção “Junção de Dados (2).

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Passo 2: A tela “Junção de Dados” apresenta a listagem de junções já criadas. Para criar uma junção, clique no botão “Adicionar Junção de Dados”.

Workflow Global GAP

Passo 3: Na tela seguinte, configure as informações:

  • 1 - Nome: Insira o nome da respectiva junção de dados.
  • 2 - Descrição: Inclua uma referência para facilitar a identificação no momento de criar indicadores.
  • 3 - Fontes: Para realizar a junção, é necessário selecionar uma fonte primária e outra secundária que possuam campos de ligação, ou seja, campos que possuem o mesmo tipo de dado.

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Observação: A fonte primária corresponde aos dados que o sistema vai olhar em 1º lugar, para depois encontrar o dado do campo de ligação na fonte secundária.

Exemplo: Se na fonte primária temos Maçã e Banana e na secundária temos Maçã, Banana e Limão, a junção final vai apresentar apenas dados referentes a Maçã e Banana, uma vez que o Limão não está na fonte primária para ser ligado com a fonte secundária.

 

Passo 4: As fontes podem ser derivadas das Soluções PariPassu e também de fontes externas que você criou.  Para fontes da solução CLICQ, é necessário selecionar também os questionários relacionados às opções que você escolher nos campos “Primária” e “Secundária”.

     Para juntar as fontes, clique no campo “Primária(1) e selecione a respectiva fonte. Após no campo “Secundária(2) e selecione a fonte que você deseja juntar à primária
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ATENÇÃO! As fontes primária e secundária devem ter pelo menos um campo de ligação. 

 

Passo 5: O preenchimento do rótulo é obrigatório apenas se as duas fontes forem a mesma, nesse caso é necessário diferenciá-las pelo rótulo. 

Workflow Global GAP (1)

 

Passo 6: Após a seleção das fontes, serão exibidos os “Campos de ligação” (1)

  • Campos de ligação: Selecione os dados que vão ser utilizados para ligar as informações das fontes primária e secundária, os campos devem ser do mesmo tipo de dado.
    Os campos pode ser: numéricos, inteiros, de texto, de porcentagem, de horário, de data, de data com horário, de semana do ano, de mês, de bimestre, de trimestre, de semestre e de ano.

      Se precisar incluir mais campos de ligação, clique em “Adicionar Campos” (2). 

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    Para finalizar, clique em “Salvar”. Depois disso, suas fontes ficarão listadas e disponíveis para edição na tela “Junção de Dados”. 

  Se os valores correspondentes aos campos de ligação que você selecionar estiverem duplicados, a linha resultando será duplicada na junção. 

    A Junção de Dados que você criou será salva como uma opção de fonte de dados, com isso é possível criar um indicador no PanoramaConfira a seguir como fazer isso.


Usando junção de dados como fonte de indicador

   Para criar um indicador com a junção de dados que acabou de criar, siga o passo a passo a seguir:

Passo 1: No Panorama, clique na opção "Painéis" (1) ou passe o mouse na lateral esquerda selecione “Painéis (2).

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Passo 2: Na tela com a listagem de painéis, selecione aquele em que você deseja adicionar o indicador.

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Passo 3: Dentro do painel, clique no botão “Novo indicador” (1) e selecione a opção “Gráfico” (2).

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Passo 4: Adicione um nome ao seu indicador (1), após isso em “Fonte de Dados”, selecione a opção “Panorama” (2) e clique na opção “Junção de Dados (3)”. 

Workflow Global GAP (2)-1

 

Passo 5: Em "Selecione a fonte de dados" digite o nome da junção (1) que você criou na etapa anterior e selecione a mesma. Por fim, selecione “Próximo” (2) para continuar a criação do seu indicador.

Workflow Global GAP (3)

Gostaria de saber mais sobre como criar indicadores nos seus painéis, confira nosso artigo: Como adicionar indicadores aos painéis do Panorama?

 

Pronto! Agora você já sabe como realizar uma junção de dados e criar indicadores com essa informação!

 

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