Você pode realizar uma venda no Rastreador PariPassu importando um arquivo de venda. Esse processo pode agilizar e otimizar o seu trabalho. Neste artigo, entenda como realizar uma compra por arquivo.
A venda por arquivo consiste em importar para o Rastreador PariPassu um arquivo de venda que você tenha feito no seu computador. Esse processo permite que você realize várias vendas em uma única operação, otimizando e agilizando o seu trabalho.
O arquivo em questão nada mais é do que uma planilha do Excel que contém as informações pertinentes à diversas vendas, organizadas de uma forma que o Rastreador consiga ler e importar todos os dados. O mais importante desse processo é se certificar que a sua planilha, o seu arquivo, seja feito de acordo com as Especificações Necessárias do Rastreador. Quer aprender a fazer uma planilha compatível e uma venda por arquivo? Confira o passo a passo nesse artigo!
Atenção! Para realizar uma venda, é necessário que os produtos estejam cadastrados no sistema através de uma nova produção ou de uma compra.
Saiba como realizar esse registro nos artigos abaixo:
Confira nesse artigo:
Confira o vídeo com o passo a passo sobre como você pode realizar uma venda por arquivo:
Como deve ser o arquivo utilizado?
O que preciso saber antes de começar?
Você precisa saber que existem duas formas de realizar uma venda por arquivo, são elas:
- Venda Finalizada: é quando a venda foi realmente finalizada e os produtos já possuem o código de rastreamento. Isso quer dizer que o arquivo utilizado também deve conter o código de rastreamento.
- Ordem de venda: é quando a venda ainda não foi finalizada e os produtos ainda não possuem o código de rastreamento. Isso quer dizer que o arquivo também não contém o código de rastreamento, apenas as demais informações sobre o produto e a venda.
O arquivo utilizado deve ser uma planilha nos formatos .xls, .xlsx ou .csv., cujas informações serão associadas aos campos da venda no sistema do Rastreador.
Para que essa associação aconteça corretamente, a sua planilha deve ser construída de acordo com Especificações Necessárias. Não se preocupe, você pode criar uma planilha uma única vez e usá-la como modelo sempre que quiser fazer uma venda por arquivo.
Nesse sentido, nós criamos algumas sugestões para você, identificando quais são os campos obrigatórios, os campos que nós sugerimos para otimizar o seu trabalho e os campos adicionais que você pode querer usar. Confira abaixo mais informações:
Informações sugeridas para importação do arquivo:
Nós sugerimos que você utilize todas essas informações na sua planilha, mesmo que nem todas sejam obrigatórias. Elas vão ajudar a deixar os seus registros mais completos e confiáveis.
Informações obrigatórias para importação do arquivo:
Essas são as informações que devem constar obrigatoriamente na sua planilha. Você pode usar apenas essas se preferir, mas sugerimos que você inclua as Informações Sugeridas no quadro anterior para deixar os seus registros mais completos.
Informações adicionais (não obrigatórias):
Essas informação não são obrigatórias, mas você pode utilizá-las para deixar o seu arquivo ainda mais completo.
Atenção: o documento de destino informado no arquivo se refere ao CPF ou CNPJ do seu cliente e deve, obrigatoriamente, estar cadastrado no Rastreador PariPassu como seu cliente.
Caso você precise de ajuda para cadastrar os seus clientes, CLIQUE AQUI para acessar o passo a passo de como realizar o cadastro.
Como realizar uma venda por arquivo?
Passo 1: Acesse o seu Rastreador PariPassu. No menu principal, clique em “Rastreamento” (1) e selecione a opção “Nova Venda” (2).
Passo 2: Na tela de "Clientes", escolha a opção “Venda por Arquivo” para prosseguir com a importação dos dados.
Passo 3: Já na tela "Venda por arquivo", você deve selecionar o Tipo de arquivo importado que você deseja: ou seja, você deve escolher se vai realizar uma venda finalizada (que está concluída e possuí o código de rastreamento no documento) ou uma ordem de venda (que ainda não está concluída e não possui o código de rastreamento no arquivo).
Observe que nessa tela aparecerá um quadro de instruções, com botões para download de modelos de arquivo, bem como especificações completas sobre os procedimentos.
Caso prefira, você também pode baixar esses arquivos clicando aqui.
Passo 4: Após garantir que seu arquivo atende às Especificações Necessárias, clique em "Selecionar Arquivo" (1) selecione a planilha no seu computador (2), e em seguida, clique em "Abrir" (3).
Passo 5: Visualize o arquivo (1) que selecionou e clique em "Importar" (2).
Passo 6: Após importar a planilha, será necessário relacionar as colunas do seu arquivo "Coluna no arquivo importado" aos campos de compra do sistema "Campo usado na compra". Para isso, clique na seta (1) ao lado de cada campo da coluna da direita e selecione a opção que corresponde à coluna à esquerda da sua planilha (2).
A correspondência é lógica e intuitiva, você pode ver na imagem abaixo que a coluna Documento de destino corresponde ao campo intitulado documentoDestino, por exemplo.
Não se preocupe, esse passo só será necessário nas primeiras vezes, para que o sistema associe corretamente as informações da sua tabela aos campos do Rastreador. Depois que você fizer essa associação, o sistema só pedirá que você repita esse processo caso haja um novo campo no seu arquivo, que ainda não tenha sido associado.
Dessa forma, as informações solicitadas pelo sistema vão variar de acordo com os dados incluídos no arquivo que você importou.
Passo 7: Após completar as associações (1), clique em "Continuar" (2).
Passo 8: O sistema apresentará o resultado da importação. Nesta tela você poderá acompanhar os itens importados com sucesso (1) e o número gerado para o pedido (2).
Caso a sua importação apresente algum erro, o sistema irá exibir o número de erros encontrados em Total de erros (1). Clique em "Resultado detalhado dos erros" (2) para ver todas as informações sobre os problemas identificados durante a importação (3).
Como visualizar a venda?
Para visualizar as informações da sua venda, é necessário que acesse o Histórico de Vendas do seu Rastreador.
Passo 1: Clique em “Rastreamento” (1) e selecione a opção “Histórico de Vendas” (2).
Passo 2: Para encontrar a sua venda, selecione o período de dias no qual ela foi realizada nos campos "De" (1) e "Até" (2), clique no ícone da lupa (3) e visualize sua venda (4).
Caso você não esteja encontrando a sua venda, clique novamente no ícone da lupa para atualizar o sistema.
Você também pode usar o campo de busca para inserir o número da sua venda e encontrá-la mais facilmente.
Pronto! Agora você já sabe como fazer uma venda por arquivo no Rastreador PariPassu.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! 🍎
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Até a próxima!