Como agendar aplicações de questionário?

O CLICQ pode agilizar ainda mais sua rotina: com a funcionalidade de agendamento de aplicações de questionários, planejar suas inspeções ficou mais fácil.

A funcionalidade de agendamento permite gerenciar aplicações recorrentes, facilitando a realização de tarefas do dia a dia com envio de notificações e lembretes. 


O que você deseja fazer?

Cadastrar um agendamento.

Visualizar e editar agendamentos.

 

Como cadastrar um agendamento?

No CLICQ, clique no botão botão módulo geral → menu Aplicação de questionário → item Gerenciar aplicações recorrentes.

1. Ao acessar a tela de gerenciamento de aplicações recorrentes, o sistema listará as aplicações agendadas, se existirem. Para iniciar um cadastro, clique no botão Cadastrar agendamento.  O sistema exibirá a tela a seguir.

tela de novo agendamento

2. Na área de Configurações do agendamento, identifique sua aplicação recorrente no campo Nome

3. Use o campo Descrição para informar detalhes que você julgar importantes sobre a aplicação. Isso facilitará uma posterior identificação e poderá ser útil durante as inspeções.

4. A caixa de seleção ativar agendamentoé automaticamente marcada pelo sistema. Se desejar, você pode desmarcar e apenas cadastrar um agendamento desativado. Essa caixa de seleção é especialmente útil para desativar agendamentos futuramente. 

Nos campos Questionário, Avaliado e Usuário, utilize a busca para facilitar o preenchimento. Basta clicar sobre o campo e digitar parte do resultado desejado para o sistema realizar a filtragem.

buscar no campo

5. No campo Questionário, clique em  seta para expandir opções de seleçãopara exibir a listagem e clique sobre o questionário a ser aplicado na inspeção recorrente.

6. No campo Avaliado, clique novamente em seta para expandir opções de seleção e clique sobre o avaliado selecionado para a inspeção recorrente.

7. No campo Usuário, clique mais uma vez em seta para expandir opções de seleçãoe clique sobre o nome para selecionar o usuário ao qual o agendamento estará vinculado. Depois, clique no botão botão de adicionar para adicionar. Repita a operação para a inclusão de mais usuários. 

adição de usuários

O sistema permite adicionar somente usuários que estejam vinculados aos questionários e avaliados. Essa operação é realizada por meio da criação de grupos. Clique aqui e saiba como criá-los. É muito simples! 

9. Após a adição, os nomes dos usuários aparecerão listados, conforme a imagem acima. O sistema ainda permite a realização de algumas ações por meio dos botões apresentados a seguir.

adicionar todos Adiciona todos os usuários relacionados ao questionário e ao avaliado selecionados.
remover todos Remove todos os usuários já adicionados.
excluir Remove os usuários já adicionados um a um.

10. Na área Configurações de periodicidade, clique em seta para expandir opções de seleção para selecionar a recorrência da inspeção que estiver agendando. O sistema oferece diversas possibilidades de programação, como diária, semanal, mensal, semestral ou anual. 

11. Já na área Configurações de preenchimento, clique em seta para expandir opções de seleçãopara indicar o período em que será possível realizar a aplicação agendada. O sistema permite configurar se o agendamento é válido apenas para o dia determinado ou também para dias anteriores e/ou posteriores.

12. Por fim, clique em salvar e pronto: sua aplicação está agendada!

Veja um exemplo de como as notificações são exibidas a partir do aplicativo CLICQ.

exemplo de notificações no smartphone

 

Como visualizar e editar agendamentos?

No CLICQ, clique no botão botão módulo geral→ menu Aplicação de questionário → item Gerenciar aplicações recorrentes.

1. Sempre que você acessar a tela de gerenciamento de aplicações recorrentes, o sistema listará todos os agendamentos realizados. 

consultar agendamento2. Observe que a funcionalidade Filtrar, indicada acima pela seta amarela, facilita a localização de agendamentos específicos. Isso é especialmente útil quando existirem muitas aplicações agendadas.

3. As colunas Nome, Descrição, Ativo, Periodicidade e Data de atualização permitem a reordenação dos resultados. Para isso, basta clicar no botão reordenar uma vez para mudar a ordenação para decrescente e mais uma vez para retornar à ordem crescente. 

4. Na coluna Ações, o botão editar permite editar o agendamento, com exceção do questionário e do avaliado. Já o botão excluir exclui o agendamento criado. 

5. Se desejar, você poderá cadastrar um agendamento ao clicar no botão Cadastrar agendamento


Esperamos que essas orientações tenham ajudado você. Até breve! 😊