Neste artigo vamos pontuar o modelo de apoio que fornecemos aos nossos clientes varejistas RAMA, listando as informações necessárias, processos e ações.
Nota: este material de orientação é exclusivo para a equipe interna da PariPassu.
Devido ao aumento das solicitações de apoio dos nossos clientes varejistas RAMA para a defesa de inconformidades em produtos analisados em programas municipais, estaduais ou nacionais de fiscalização de agrotóxicos, elaboramos este artigo com a finalidade de apoiá-los nas construção e condução com os nossos clientes.
Abaixo listamos os 3 principais documentos que devem ser encaminhados para o time de Monitoramento de maneira a auxiliarmos na estrutura necessária:
- Termo de coleta do órgão fiscalizador, pois com o termo identificamos:
- Data da Ação;
- Órgão público que realizou a coleta;
- Motivo da fiscalização (Orientação ou Fiscalização - e o programa);
- Local da fiscalização (loja ou CD);
- Informações da amostras (tipo de produto, peso e local de amostragem)
- Informações do Fornecedor (Razão Social/Nome Fantasia e CNPJ)
- Informação da Rastreabilidade (identificação dos elos percorridos)
- Laudo da Amostra que apresentou inconformidade, pois assim conseguimos identificar:
- Analito(s) que apresentou não conformidade;
- Conclusão e Interpretação do Laudo (Anvisa, CODEX ou país destino da exportação/importação)
- Auto de Intimação, pois com este documento é possível entender quais as respostas e/ou ações corretivas que o órgão e programa responsável pela análise está demandando.
Evitar encaminhar e-mail com os históricos antigos de outras fiscalizações, pois reabrem tickets já finalizados e dificulta o mapeamento das informações. Caso o demandante direto seja o próprio cliente, pedimos que o assunto do e-mail seja alterado.
No caso de o e-mail do amostras@paripassu.com.br estar copiado, podemos seguir com as alterações.
Atualmente temos apoiado nossos clientes com as seguintes ações:
- Interpretação do laudo: Verificamos os analitos inconformes detectados e buscamos as monografias na Anvisa para fazer a análise interpretativa. Avaliamos previamente a finalidade do analito detectado e, por fim, anexamos a monografia no e-mail de resposta.
- Busca e envio de laudos no histórico do Programa RAMA referente ao Produto e Fornecedor analisado que apresentou a inconformidade. Essa pesquisa é realizada com base nos produtos e fornecedores analisados no RAMA e com um recorte de até 2 anos anteriores. O limite de tempo de 2 anos, justifica-se pela dinâmica de reavaliações de agrotóxicos pelos órgãos do governo responsáveis, invalidando resultados acima deste prazo.
No levantamento deste histórico, identificamos o resultado das análises, conforme ou inconforme e, em casos de inconformidade, se houve resposta ao plano de ação por parte do fornecedor. - Inclusão do laudo no Sistema SARA (Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Análises) realizada pelo órgão fiscalizador, onde será solicitado o preenchimento do plano de ação por parte do fornecedor, e a orientação está descrita neste link.
É comum que os varejos participantes do RAMA anexem uma cópia do contrato em suas defesas, uma vez que esse documento comprova a seleção de fornecedores com base em um programa de cobertura coletiva para análises de agrotóxicos. O contrato também reconhece a adoção de Boas Práticas Agrícolas e o incentivo à capacitação das equipes de produtores e fornecedores, por meio de treinamentos presenciais e remotos. O objetivo é evidenciar o compromisso com a qualidade e a segurança dos alimentos oferecidos ao consumidor final.
Reforçamos a importância de que os fornecedores do Varejo estejam capacitados em Boas Práticas Agrícolas. A seguir, indicamos alguns cursos gratuitos que podem contribuir com esse aprimoramento:
Caso você persista com dúvidas, entre em contato com a equipe de Monitoramento & Alimento Seguro:
E-mail: amostras@paripassu.com.br
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você 💙.
Até a próxima!