Neste artigo, entenda como configurar workflows para criar fluxos de inspeção completos e agilizar o trabalho na sua empresa.
Os workflows são fluxos de trabalho nos quais você pode configurar um processo completo de aplicações, com diferentes questionários configurados para serem aplicados em fases distintas de uma inspeção, como recebimento, separação e envio, por exemplo.
Em cada fase de um workflow é possível configurar diferentes etapas, liberadas conforme o resultado da inspeção.
Atenção! Para criar um workflow, você precisa ter todos os questionários já cadastrados no CLICQ e estes devem ter classificações de nota configuradas, pois é a partir dessas classificações que as fases são criadas.
- Confira nosso artigo “Como criar questionários no CLICQ?” e saiba mais.
Confira nesse artigo:
- Como acessar a ferramenta?
- Como criar um novo Workflow?
- Como configurar as fases do workflow?
- Como configurar o workflow?
- Como visualizar e editar meus workflows?
Como acessar a ferramenta?
Passo 1: Acesse o link acesso.paripassu.com.br em seu navegador.
Passo 2: Realize o seu login inserindo seu e-mail (1) e senha (2) e depois clique em "Entrar" (3).
Passo 3: Na tela de seleção de sistemas, clique na opção “CLICQ”.
Como criar um novo Workflow?
Passo 1: No menu principal à esquerda da tela, clique em “Workflow” e selecione a opção “Novo workflow”.
Passo 2: Na tela “Etapa 1 - Workflow”, clique no campo “Nome” e digite um título para o seu fluxo.
Passo 3: No campo “Usuário responsável pela primeira etapa” (1), selecione um dos usuários cadastrados no CLICQ que ficará encarregado de conduzir a primeira fase do fluxo de trabalho. Em "Usuário responsável pelas demais etapas" (2), escolha o profissional que assumirá a responsabilidade pela segunda fase do workflow.
Caso você não atribua um usuário responsável para a primeira e a segunda etapas, o sistema considerará que o responsável por essas fases é o usuário que iniciou a criação do workflow.
Passo 4: No campo “Tipo”, selecione o modo do questionário para definir o tipo de aplicação.
- Avaliado: após o início da aplicação, o sistema exibe uma lista de avaliados para seleção. É interessante para efeitos de comparação entre inspeções de setor de diferentes lojas, por exemplo.
- Código: exige o preenchimento de um número para iniciar uma aplicação, associando a coleta de dados a um código de qualquer natureza.
- Rastreamento PariPassu: inicia a aplicação a partir da leitura do QR code PariPassu. Nesse caso, é possível selecionar produtos para vinculação ao questionário. Assim, todas as informações do elo anterior na cadeia de produção serão preenchidas.
- Etiqueta GS1: inicia a aplicação a partir da leitura de um código de três barras, trazendo informações da etiqueta e sendo mais utilizado em inspeções de produto.
Passo 5: A persistência de respostas entre fases permite que dados preenchidos em uma etapa do fluxo sejam automaticamente carregados para etapas seguintes.
Isso é útil quando o avaliador da fase seguinte precisa consultar informações já fornecidas anteriormente, como o nome do produto, número do lote ou outros dados técnicos.
Para habilitar essa função, clique no campo correspondente e escolha a questão pré-configurada que deseja adicionar ao workflow.
Atenção! Para aplicar essa função, a questão precisa ser pré-configurada e estar presente nos questionários que escolher para compor o workflow.
Passo 6: Clique em “Próximo” para continuar.
Como configurar as fases do workflow?
Na tela “Etapa 2 - Fases do workflow” vamos configurar todas as fases do fluxo de aplicações.
Passo 1: No campo “Nome”, digite um título para a primeira fase.
Passo 2: No campo “Questionário”, clique para selecionar o checklist a ser aplicado na primeira fase
Passo 3: Se desejar, você pode definir em quantos dias cada etapa do Workflow deve ser preenchida após ser liberada (1). Também é possível ativar alertas automáticos quando o prazo estiver perto de vencer (2). Quando finalizar, clique no botão de adição (3) para adicionar essa fase ao workflow.
Passo 4: Repita esses passos para adicionar todas as fases do seu workflow. Após adicionar todas as fases, clique em “Próximo”.
Caso seja necessário editar ou excluir alguma das fases é só usar os botões de edição e de exclusão
na coluna “Ações”.
Como configurar o workflow?
Na tela “Etapa 3 - Configurar workflow”, você vai determinar para qual fase o fluxo irá avançar conforme a classificação da nota na aplicação da fase anterior.
Passo 1: Observe que na coluna “Classificação” são exibidas as classificações de nota configuradas no questionário atribuído à fase.
Na coluna “Fase destino”, você deve selecionar uma fase para cada uma das classificações de nota do questionário. Clique sobre o campo e selecione uma das opções, que correspondem às fases configuradas na etapa anterior.
Você pode reordenar as fases, mas essa ação desconfigura as fases de destino e será necessário refazer a configuração. Para reordenar, clique no botão “Reordenar”
Para alterar, clique e segure o botão sobre uma das fases para reposicioná-la na ordem desejada (1). Clique novamente em “Reordenar” (2) para confirmar.
Passo 2: Após configurar as fases de destino em todas as fases que você adicionou ao workflow, clique em “Salvar”.
Como visualizar e editar meus workflows?
Passo 1: No menu principal à esquerda da tela, clique em “Workflow” e selecione a opção “Listar workflows”.
Passo 2: Digite o nome do workflow que você deseja no campo “Filtrar”.
Passo 3: Na coluna “Ações”, você pode editar o workflow, clicando no botão de editar . Caso seja necessário excluir, clique no botão de exclusão
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Pronto! Agora você já sabe como criar e configurar um workflow!
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! 🍎
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Até a próxima!