Saiba como configurar workflows para criar fluxos de inspeção completos e agilizar o trabalho na sua empresa.
Os workflows são fluxos de trabalho nos quais você pode configurar um processo completo de aplicações, com diferentes questionários configurados para serem aplicados em fases distintas de uma inspeção, como recebimento, separação e envio, por exemplo.
Em cada fase de um workflow é possível configurar diferentes etapas, liberadas conforme o resultado da inspeção.
Para criar um workflow, você precisa ter todos os questionários já cadastrados no CLICQ e estes devem ter classificações de nota configuradas, pois é a partir dessas classificações que as fases são criadas.
Confira nosso artigo “Como criar questionários no CLICQ?” e saiba mais.
Como configurar um workflow?
Em seu navegador, acesse o CLICQ informando seu login e senha das soluções PariPassu.
No menu principal à esquerda da tela, clique em “Workflow” e selecione a opção “Novo workflow”.
Na tela “Etapa 1 - Workflow”, clique no campo “Nome” e digite um título para o seu fluxo.
No campo “Usuário responsável”, clique para selecionar um dos usuários cadastrados no CLICQ ou a opção “Usuário que iniciar o workflow”. O usuário autorizado poderá editar o workflow.
No campo “Tipo”, selecione o modo do questionário para definir o tipo de aplicação.
- Avaliado: após o início da aplicação, o sistema exibe uma lista de avaliados para seleção. É interessante para efeitos de comparação entre inspeções de setor de diferentes lojas, por exemplo.
- Código: exige o preenchimento de um número para iniciar uma aplicação, associando a coleta de dados a um código de qualquer natureza.
- Rastreamento PariPassu: inicia a aplicação a partir da leitura do QR code PariPassu. Nesse caso, é possível selecionar produtos para vinculação ao questionário. Assim, todas as informações do elo anterior na cadeia de produção serão preenchidas.
- Etiqueta GS1: inicia a aplicação a partir da leitura de um código de três barras, trazendo informações da etiqueta e sendo mais utilizado em inspeções de produto.
Depois, clique em “Próximo”.
Na tela “Etapa 2 - Fases do workflow” vamos configurar todas as fases do fluxo de aplicações.
No campo “Nome”, digite um título para a primeira fase.
No campo “Questionário”, clique para selecionar o checklist a ser aplicado na primeira fase e depois clique no botão de adição .
Repita esses passos para adicionar todas as fases do seu workflow.
Caso seja necessário editar ou excluir alguma das fases é só usar os botões de edição e de exclusão na coluna “Ações”.
Após adicionar todas as fases, clique em “Próximo”.
Na tela “Etapa 3 - Configurar workflow”, você vai determinar para qual fase o fluxo irá avançar conforme a classificação da nota na aplicação da fase anterior.
Observe que na coluna “Classificação” são exibidas as classificações de nota configuradas no questionário atribuído à fase.
Na coluna “Fase destino”, você deve selecionar uma fase para cada uma das classificações de nota do questionário. Clique sobre o campo e selecione uma das opções, que correspondem às fases configuradas na etapa anterior.
Você pode reordenar as fases, mas essa ação desconfigura as fases de destino e será necessário refazer a configuração.
Para reordenar, clique em “Reordenar” e depois clique e segure o botão sobre uma das fases para reposicioná-la na ordem desejada. Clique novamente em “Reordenar” para confirmar.
Após configurar as fases de destino em todas as fases que você adicionou ao workflow, clique em “Salvar”.
Como visualizar e editar meus workflows?
No menu principal à esquerda da tela, clique em “Workflow” e selecione a opção “Listar workflows”.
Digite o nome do workflow que você deseja no campo “Filtrar”.
Na coluna “Ações”, você pode editar o workflow, clicando no botão de editar .
Caso seja necessário excluir, clique no botão de exclusão .