Como criar questionários no CLICQ?

Saiba como configurar questionários, criando questões conforme suas necessidades de inspeção e confira as diversas possibilidades de customização que o sistema oferece.

A criação de um questionário no CLICQ apresenta duas etapas: a de configurações gerais e a de criação das questões. Clique abaixo para conferir os detalhes de cada etapa. 

Configurações gerais

Configurações das questões

As possibilidades de configuração podem variar conforme as permissões do seu perfil de usuário. Entre em contato com o time de Sucesso do Cliente se precisar de mais informações. 

CONFIGURAÇÕES GERAIS

Clique em botão modulo geral I→ menu Questionários → item Novo questionário.

Para facilitar o procedimento de configuração, o sistema oferece diversos modelos de questionário. Confira as opções disponíveis no menu Questionários → item Buscar modelo de questionário. Basta clicar sobre um dos modelos para acessar suas configurações e editá-las conforme as orientações a seguir.  

A tela de configurações gerais apresenta diversas etapas de customização. Acompanhe as instruções para preenchimento de cada uma delas.

Configurações do questionário

configurações do questionário1. Preencha o campo Nome com o título do seu questionário, o sistema não aceitará nomes já utilizados. Você pode clicar em traduzir e inserir traduções para o título, em inglês e espanhol. 

2. O campo Versão pode ser preenchido com numerais ou letras e atualizado sempre que o questionário for editado para fins de registro.

3. Para selecionar o Modo do questionário, você deve refletir sobre o objetivo da inspeção. Clique em seleção e escolha a opção mais adequada, de acordo com os dados a serem coletados. Veja o contexto de cada possibilidade:

  • Avaliado: o sistema exibe uma lista de avaliados para seleção. É interessante para efeitos de comparação entre inspeções de setor de diferentes lojas, por exemplo.  
  • Código: exige o preenchimento de um número para iniciar uma inspeção, associando a coleta de dados a um código de qualquer natureza. 
  • Rastreamento PariPassu: inicia o questionário a partir da leitura do QR code PariPassu. Nesse caso, é possível selecionar produtos para vinculação ao questionário. Assim, todas as informações do elo anterior na cadeia de produção serão preenchidas. 
  • Etiqueta GS1: traz informações de etiqueta a partir da leitura de um código de três barras, sendo mais utilizada em inspeções de produto.

4. No campo Documento de referência, você pode anexar um arquivo relacionado à inspeção que ficará disponível para consulta durante a aplicação, como uma ficha técnica, POP (Procedimento Operacional Padrão) ou instruções gerais sobre auditoria, por exemplo. 

Configurações das notas

configurações das notas

1. Para ativar o cálculo de nota em seu questionário, marque a caixa de seleção deseja calcular nota?. Se desejar, marque também a opção ocultar nota durante a aplicação, assim o auditor não terá acesso a essa informação. 

2. No campo Base de cálculo, defina o valor padrão das notas: 10 ou 100, por exemplo. No campo Casas decimais, defina se as notas poderão ser atribuídas sem nenhuma casa decimal, com uma ou com duas casas (exemplo sem casa decimal: 75; com uma casa: 75,5; com duas casas: 75,68).

3. No campo Modo de configuração, selecione se o sistema apresentará a nota em percentual ou em pontos.

4. A funcionalidade de configurar classificações possibilita estabelecer faixas de avaliação - como bom, regular e ruim, ou aprovado/reprovado, por exemplo. É possível enviar alertas por e-mail para cada classificação e atribuir cores diferentes para as faixas. Veja o passo a passo:

    • Clique em configurar classificações. O sistema exibirá a tela Limites para notas de aplicações de questionários.
      limites para notas
    • Clique em adicionar para incluir uma faixa.
    • Clique, segure e arraste o botão botão de arrasto para estabelecer os limites.
    • Nomeie a faixa,  descrevendo-a no campo da coluna Classificação da avaliação. No exemplo acima, temos de 0 a 50 como ruim; 51 a 75 como regular; 76 a 100 como bom.
    • Selecione uma cor para a faixa, escolhendo uma das opções no campo da coluna Cor da classificação.
    • O envio de e-mail para cada faixa é ativado automaticamente pelo sistema. Para desativar, clique sobre o ícone check uma vez na coluna Enviar e-mail. 
    • Na coluna Ações, clique em deletar para deletar uma das faixas criadas. 
    • A caixa de seleção mostrar nota no relatório é automaticamente marcada e ativa a exibição da nota classificada no relatório.
    • A opção ao finalizar o questionário a nota será classificada também é automaticamente marcada. Para interromper a classificação e seus envios de e-mail sem a necessidade de excluir as faixas configuradas, basta desmarcá-la.
    • Para adicionar mais faixas, repita o procedimento. Por fim, clique em Confirmar.

    5. No botão mais configurações de nota, você pode selecionar o modo de cálculo da nota: no modo Padrão, a nota é ponderada considerando os tópicos; no modo Tag, considera-se questões específicas, indicadas por tags que podem estar relacionadas apenas a questões ou a tópicos inteiros. As tags são utilizadas quando, além da nota total da aplicação, há a necessidade de se obter uma nota específica de um tipo de questão ou tópico. 

    O modo Tag exige a criação de critérios, usados para estabelecer uma média entre questões/tópicos. Para saber mais, clique aqui.  


    Configurações de aplicação

    configurações de aplicação

    Nessa etapa,  marque a caixa de seleção permitir anexar documentos para possibilitar que o auditor anexe documentos às questões durante a aplicação.

    Já a caixa de seleção capturar geolocalização deve ser marcada  se você necessitar  que o sistema identifique o local da aplicação. Nesse caso, você deverá selecionar se a localização será capturada no início; no final; ou no início e final da aplicação.

    Em questionários no modo avaliado, ainda haverá a possibilidade de selecionar a opção restringir avaliados, que exige a seleção de avaliados a serem disponibilizados para a inspeção, que pode ser feita por lista (de avaliados ou de produtos) ou por grupos. Além da opção reincidência, que indica a resposta anterior em inspeções de um mesmo avaliado.

    O controle de reincidências ainda exige algumas configurações por questão, para saber mais clique aqui.

    Opções de preenchimento

    opções de preenchimento

    O preenchimento rápido permite que o auditor indique questões a serem preenchidas com a informação da aplicação anterior, sendo útil em inspeções recorrentes.

    Já o preenchimento sequencial é útil para a necessidade de inspecionar vários produtos de um mesmo estabelecimento, como ocorre em uma inspeção de recebimento. Marcando essa caixa de seleção, assim que finalizar a inspeção, o sistema pergunta se o auditor deseja iniciá-la novamente para o mesmo avaliado.  

     

    Usuários autorizados

    usuários autorizadosUsuários autorizados são aqueles que podem tanto iniciar as inspeções quanto editar o questionário. O sistema incluí, automaticamente, o criador do questionário como usuário autorizado, mas você pode incluir outros, selecionando o nome no campo principal e clicando em adicionar.

    A listagem incluí apenas usuários do  CLICQ, não sendo possível selecionar o cadastro de um avaliado, por exemplo. 

    Para incluir todos os usuários, clique em adicionar todos. A exclusão pode ser feita clicando nos botões lixeira ou remover todos. 

     

    Configurações do relatório

    Nessa etapa, há diversas opções de customização para o relatório gerado após a aplicação, acompanhe a seguir. 

    configurações do relatório

    1. Comece marcando as caixas de seleção conforme suas necessidades:

    exibir nota anterior no relatório pdf: incluí um gráfico com o histórico de aplicações do questionário, agrupado por avaliado.

    exibir tabela de resumo no pdf: incluí uma tabela com o resumo da pontuação alcançada em cada tópico da aplicação.  

    exibir aviso de limites aceitáveis: incluí alerta sobre extrapolação do limite aceitável, configurável em questões de amostragem.

    omitir data/hora de início e fim da aplicação no pdf: excluí as informações de horário de início e fim da aplicação.

    exibir aviso de questões omitidas durante a aplicação: incluí informações sobre questões que não foram preenchidas

    gerar relatório de não conformidade: gera um relatório adicional, incluindo apenas questões que não tenham atingido nota máxima. 

    Clique aqui para saber mais sobre os relatórios de não conformidade. 

    2. No campo Modo de exibição da nota no PDF, indique se a nota deve ser apresentada apenas como percentual ou como percentual e pontos. Caso você tenha configurado a nota no modo percentual, apenas essa exibição estará disponível. 

    3. No campo Notas das questões no PDF, configure a exibição da nota de cada questão. Você pode optar por exibir nota e percentual; exibir apenas nota; exibir apenas percentual; ou omitir nota e percentual. 

    4. No campo Tipo de agrupamento das fotos no relatório PDF, selecione se a fotos serão exibidas junto das questões ou agrupadas por tópico. 

    5. No campo Alterar cor das observações no relatório PDF, você pode selecionar uma cor para destacar observações e facilitar a identificação das informações. 

    6. No campo Cor do relatório PDF, selecione a cor de destaque. Se você optar pela opção personalizar, clique sobre o retângulo e em seguida selecione a cor desejada usando uma das opções: as chaves de seleção destacadas pelos círculos (basta clicar e arrastar até o tom desejado); a ferramenta conta-gotas para identificar qualquer cor da tela (basta clicar na área desejada para copiar a cor); ou ainda preenchendo os valores RGB. 

    personalizar cor

    7. Já nos campos Logotipo do cabeçalho e Logotipo do rodapé, clique em escolher ficheiro e selecione as imagens que devem ser exibidas nesses pontos do relatório. 

     

    Configurações de e-mail

    Nessa etapa, é possível configurar endereços que receberão o relatório de aplicação. 

    configurações de e-mail

    1. Comece incluindo o endereço no campo E-mails para envio, selecione o idioma em que o relatório será criado  e clique em adicionar. Você pode incluir quantos endereços quiser e excluir um a um, clicando em lixeira.

    2. Para confirmar o envio, não esqueça de marcar a caixa de seleção enviar e-mail. Para interromper o envio, basta desmarcar essa opção, sem a necessidade de excluir os e-mails cadastrados.

    3. Depois, avalie a necessidade de realizar as seguintes configurações:

    enviar e-mail para o avaliado: selecione para enviar o relatório também ao endereço do avaliado na inspeção. 

    configurar e-mails no final da aplicação: selecione para permitir que o auditor inclua e-mails para envio do relatório ao finalizar a inspeção. 

    exibir todos os e-mails vinculados à aplicação: selecione para que todos os endereços aos quais o relatório for enviado sejam listados no corpo do e-mail. 

     

    Grupos

    Nessa etapa, já é possível vincular o questionário aos avaliados e usuários que trabalharão com as inspeções. 

    grupos1. Selecione o grupo desejado no campo principal e clique em adicionar. Você também pode adicionar todos os grupos cadastrados, clicando em adicionar todos

    2. Se necessário, crie um grupo, clicando em criar grupo.

    Clique aqui para saber mais sobre a criação de grupos. 

    3. Para excluir um grupo, clique em deletar ou em remover todos.

     

    Produtos

    Caso você tenha optado pelo modo Rastreamento PariPassu, é possível selecionar os produtos a serem vinculados à inspeção, possibilitando iniciá-la a partir da leitura do QR code

    adição de produtos e produtos processados

    Tanto no campo Produtos quanto em Produtos processados, basta digitar parte do nome do produto, selecioná-lo e clicar em adicionar. Se for necessário excluir um dos produtos, clique em lixeira.

     

    Integrações

    Se você utiliza um serviço de integração, será necessário o vincular ao questionário.

    integrações

    Selecione a opção desejada no campo principal e clique em adicionar. Para excluir, clique em deletar.

    Para finalizar a etapa de configurações gerais, clique em próximo

    Veja agora como configurar as questões.

     

    Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você. Até a próxima! 😊