Como configurar questões nos questionários do CLICQ?

Entenda mais sobre as possibilidades de customização de cada questão e saiba como organizar a inspeção em tópicos.

Antes de criar as questões, é importante pensar na organização do questionário. Por exemplo, em uma auditoria de loja, os tópicos podem ser divididos por setor. Já em inspeções de qualidade, a ficha técnica pode estar dividida entre aspectos gerais e defeitos. 

O peso da nota é dividido entre os tópicos e você pode determinar os pesos como quiser, desde que o valor da soma de todos os tópicos não ultrapasse 100.

Algumas das possibilidades de configuração apresentadas dependem de liberação de acesso. Entre em contato com o time de Sucesso do Cliente para verificar a disponibilidade. 

1. Após completar as configurações iniciais do seu questionário, clique em próximo. Na tela Tópicos, comece nomeando o primeiro tópico no campo principal. Você pode clicar em traduzir para incluir traduções do nome.

tela de ópicos

2. O valor do campo Nota é automaticamente preenchido e recalculado a cada adição de tópico. Você poderá atribuir pesos diferentes para os tópicos após adicioná-los.  

3. Clique em ver questões e comece preenchendo o campo principal com a pergunta ou a descrição do item de que trata a questão. Você pode clicar em tradução para incluir traduções. 

tela de questões

questões pré-configuradas

 

Clicando em pré-configurada você pode selecionar uma questão com configuração prévia. Basta clicar em uma das opções na listagem exibida pelo sistema (imagem ao lado).

A questão pré-configurada será incluída no tópico e você poderá customizar alguns detalhes, porém, os campos comuns são bloqueados. 

4. Para adicionar uma questão sem configuração prévia, clique em botão tipo da questão. O sistema exibirá novos campos. Clique em para selecionar o Tipo de questão, escolhendo umas das opções a seguir.

Apenas questões de escolha simples, múltipla, numéricas, de amostragem ou de cálculo podem gerar nota no questionário. 

Amostragem: é o tipo que exige mais configurações, indicado para a avaliação detalhada da amostra de um produto, informando porcentagens de defeitos, maturação e calibre de FLVs, por exemplo.

Assinatura digital: possibilita que o auditor insira sua assinatura digital com o dedo ou caneta com ponta de borracha. Normalmente, é o tipo de questão que encerra uma inspeção. 

Cálculo: permite incluir uma fórmula matemática a ser aplicada aos valores indicados em outras questões numéricas do questionário. Para configurar, é necessário selecionar pelo menos uma questão numérica já existente e incluir uma fórmula com operações básicas da matemática, como [1.]*100/[1.2]. Permite configurar cálculo de nota a partir de intervalos.

Código PariPassu: possibilita a leitura dos QR codes de rastreamento da PariPassu, permitindo também a digitação do código para identificar um produto. 

Código de barras: possibilita a leitura ou digitação de códigos de barras para identificar um produto. 

Comparação: é semelhante à questão de cálculo, porém, o resultado apresentado não é numérico e, sim, "verdadeiro" ou "falso".  Para isso, é necessário indicar as questões a serem comparadas, uma operação (igual a; maior que; menor que etc.) e uma fórmula matemática. 

Data: indicada para qualquer situação que exija o controle de um limite máximo de dias. Incluí um campo para informação da data, que vem automaticamente preenchido com a data da aplicação. Permite configurar limites de dias e personalizar uma mensagem de alerta. 

Data/hora: mais indicada quando há necessidade de apenas informar data e hora por qualquer objetivo. Não permite a configuração de limites.  

E-mail: consiste em um campo de texto contendo a orientação "Digite o e-mail", especificamente destinado a essa informação. 

Escolha simples: permite incluir diversas alternativas, possibilitando que o auditor selecione apenas uma. Para cada alternativa, é possível indicar a porcentagem atingida da nota máxima. 

Escolha múltipla: permite incluir diversas alternativas, possibilitando que o auditor selecione uma ou mais opções. Para cada uma, é possível indicar a porcentagem atingida da nota máxima. 

Hora: inclui campo para informação do horário, permitindo configurar a inclusão de hora de início e fim. 

Numérico: inclui campo para preenchimento de valores numéricos, exclusivamente, permitindo a configuração de cálculo de nota a partir de intervalos.

Percentual calculado: é semelhante à questão de amostragem, permitindo a criação de campos para informação de porcentagens, mas sem tantas possibilidades de customização. Normalmente, o uso do tipo amostragem é mais indicado. 

Telefone: inclui campo para informação do número de telefone.

Texto aberto: inclui campo para digitação livre, ideal para inclusão de observações gerais do auditor. É possível configurar mínimo e máximo de caracteres.

Agora, acompanhe os passos para criação de uma questão de escolha simples.

Após a seleção do tipo de questão, o sistema exibe os campos de configuração. Os tipos escolha simples ou múltipla são bastante utilizados por permitirem o cálculo de nota considerando as alternativas. tipo de questão

1. Nos campos Item e Nota, você deve adicionar as alternativas uma a uma. Pensando em uma auditoria de loja, vamos considerar que as alternativas sejam Conforme, Não conforme e Não se aplica, mas você pode usar os termos mais adequados a sua necessidade.

  • Nesse caso, preencha o campo Item com o termo Conforme, o campo Nota com a porcentagem 100 e clique em adicionar.
  • Depois preencha o campo Item com o termo Não conforme, o campo Nota com a porcentagem 0 e clique em adicionar.
  • Por fim, preencha o campo Item com o termo Não se aplica e marque a caixa de seleção não participa da nota, logo abaixo do campo. Sempre marque essa opção em alternativas que não devam ser consideradas no cálculo. 

Você pode incluir outros termos e dividir mais a nota, por exemplo: Bom com 100%; Regular com 50% e Ruim com 0%. Tudo depende da forma como se deseja visualizar os dados nos relatórios de inspeção. 

2. É possível realizar configurações ao adicionar a alternativa, marcando as caixas de seleção abaixo dos campos Item e Nota, ou após a adição, usando as colunas.

configurações por alternativa

nocaute → Alternativas com configuração de nocaute zeram automaticamente o tópico ao serem selecionadas. Configure o nocaute em questões relacionadas a itens críticos, que não podem apresentar inconformidade. 

foto obrigatória → Alternativa com foto obrigatória exige que o auditor insira uma imagem ao ser selecionada. 

observação obrigatória → Alternativa com observação obrigatória exige que o auditor insira uma informação ao ser selecionada. 

conformidade → Funcionalidade que permite controlar respostas anteriores de um mesmo avaliado. Clique aqui para saber mais

3. Veja na imagem que ainda há duas caixas de seleção, indicadas pela seta:

opções abertas→ Marque para possibilitar que o auditor inclua uma opção além das configuradas. Nesse caso, não ocorre cálculo de nota. 

incluir código→ Marque para vincular um código às alternativas, assim é possível que o auditor responda a questão a partir de uma leitura de código de barras ou QR code. Será necessário preencher o código no campo exibido ao lado do item.

nota total da questão4. O campo Nota, destacado pela seta amarela, refere-se ao peso total da questão. Ele é automaticamente atualizado conforme a quantidade de questões com cálculo de nota incluídas no tópico, mas você pode atribuir pesos diferentes a cada questão, desde que o peso total seja sempre igual a 100. Dessa forma, havendo três questões com cálculo de nota no tópico, uma pode ter o peso 50 e as outras duas 25, por exemplo. 

5. Por fim, você ainda pode realizar as configurações a seguir.

obrigatório → Essa opção é automaticamente marcada e indica que a questão é de preenchimento obrigatório. O questionário não poderá ser finalizado caso a resposta não seja informada. 

foto obrigatória → Marque para que o sistema exija a inclusão de uma imagem na questão, sem vínculo a uma alternativa específica. 

depende de outra questão→ Marque para que a questão seja exibida somente após o auditor responder uma questão anterior (que você deverá selecionar). É possível criar dependência com uma ou mais alternativas. 

preenchimento rápido→ Marque para que a questão seja automaticamente preenchida com o mesmo dado da aplicação anterior. 

pré-configurada → Essa opção só deve ser marcada caso você queria tornar a questão uma opção pré-configurada, uma ação que não pode ser desfeita. Transforme em pré-configuradas apenas questões recorrentes em seus questionários. 

habilitar câmera→ Clique no ícone para desabilitar a função da câmera em questões sem inclusão obrigatória de foto.

habilitar observação→ Clique no ícone para desabilitar a função que permite ao auditor incluir uma observação na questão. 

habilitar ajuda→ Clique no ícone para desabilitar o acesso a informações de ajuda da questão. 

6. Após finalizar as configurações, não esqueça de clicar no botão confirmar da questão. Se você clicar apenas no botão de confirmação da página, as alterações da questão serão perdidas. 

salvar questão

7. Para adicionar mais questões, clique em adicionar questão. Caso a nova questão exija configurações semelhantes a questão já adicionada, clique em duplicar e ajuste o que for necessário. 

Com todas as questões incluídas no tópico, você ainda pode realizar algumas ações.

funcionalidades para questões

1. Em questões de escolha simples ou múltipla e numéricas é possível atribuir tags. Elas são utilizadas quando, além da nota total da aplicação, há a necessidade de se obter uma nota específica de um tipo de questão ou tópico.

2. O botão mover permite mover a questão entre os tópicos do seu questionário. Caso você precise criar questões com configuração semelhante em tópicos diferentes, poderá usar as funcionalidades de duplicar e mover.

popup para adicionar ajuda

3. Clicando no botão botão ajuda, você poderá cadastrar uma orientação sobre a questão que auxilie o auditor durante a inspeção. O sistema exibirá o pop-up ao lado em que é possível incluir texto e uma imagem ou PDF.

 

 

4. O botão rebalancear nota divide o peso total do tópico igualmente entre todas as questões com cálculo de nota. Você pode verificar o peso de cada questão com cálculo de nota rapidamente, observando a informação destacada pela seta na imagem acima.

5. Já o botão reordenar possibilita organizar a ordem das questões facilmente, basta clicar, segurar e arrastar cada item até o ponto desejado.

6. Após completar as configurações do tópico, clique em confirmar, no rodapé da página. 

salvar tópico

Pronto! O tópico está criado. Agora, veja opções para configurar os tópicos.

A tela de listagem de tópicos tem alguns botões iguais aos da tela de listagem de questões. 

salvar tópicos

1. Você pode adicionar tags para atribuir um critério a um tópico inteiro, possibilitando estabelecer uma média entre tópicos. 

2. Caso seu questionário precise ser dividido em tópicos com questão semelhantes, clique em duplicar para agilizar as configurações.

3. No campo Nota, você pode verificar o peso do tópico em relação aos demais. A soma total deve ser sempre 100, mas você pode atribuir pesos diferentes aos tópicos. 

O sistema irá considerar todas as configurações de peso e de tags por questão e por tópicos para calcular a nota da inspeção.  

4. Para adicionar um novo tópico, clique em adicionar. Para reorganizar os tópicos, clique em reordenar, selecione e segure o tópico desejado, arrastando-o até o ponto que quiser. 

5. Para finalizar, clique em salvar e finalizar. Seu questionário está pronto! 


Quer saber mais sobre aplicação de questionários? Clique aqui

 

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você. Até a próxima! 🖐️