Como aplicar questionários no app CLICQ?

Saiba como selecionar questionários e avaliados, responder às questões e confira todas as ações possíveis durante uma inspeção.

Antes de iniciar uma aplicação é importante garantir que avaliados e questionários cadastrados estejam disponíveis em seu aparelho. Para isso, é necessário sincronizar o aplicativo CLICQ com as informações adicionadas na versão web do sistema.

Você tem dúvidas sobre login e sincronização? Clique aqui

Clique sobre o procedimento desejado ou acompanhe o passo o passo:

Selecionar questionário e avaliado

Responder questões

Salvar e finalizar aplicação

Botões adicionais 

 

Selecionando questionário e avaliado

 1. Após realizar seu login e sincronização, toque em MENU QUESTIONÁRIO. O sistema exibirá todos os questionários disponíveis em sua conta. Para iniciar a aplicação, toque sobre o questionário desejado. Se a listagem for muito extensa, use o botão de busca e digite parte do nome.

lista de questionários disponíveis para seleção

Você pode iniciar uma inspeção a partir do escaneamento de um código. Para isso, toque em ler um código paripassu, no topo da tela.  Isso é possível apenas para produtos que possuam questionários vinculados.

Caso você tenha dúvidas sobre como ler um código, clique aqui

2. Após a seleção do questionário, o app exibirá a tela Avaliados na qual você deverá tocar sobre a opção desejada. Também é possível utilizar o botão de busca para encontrar seu avaliado facilmente. 

seleção de avaliado
3. Logo após a seleção do avaliado, o questionário será exibido para que você inicie a inspeção.


Respondendo as questões

1. Primeiramente, observe que as questões podem apresentar as alternativas para seleção ou a opção de clicar para escolher (quando há mais de três alternativas). 

como selecionar alternativa

questão com campos numéricos

 


Dependendo das configurações do questionário, podem haver campos numéricos para preenchimento de quantidades de embalagem ou atribuição de nota, por exemplo. Também podem haver campos de texto para respostas abertas ou observações. Nesses casos, ao tocar nos campos, o teclado de seu dispositivo será acionado. Observe ao lado um exemplo com diversos campos numéricos, muito comuns em fichas técnicas. 

 

2. Os questionários são compostos por tópicos, cada qual com um número variável de questões. Você pode navegar entre os tópicos usando os botões na barra inferior. 

barra inferior Após responder todas questões de um tópico, toque em  próximo para avançar ao tópico seguinte. Se necessário, toque em  anterior para retornar. Para conferir todos os tópicos, identificando os que já foram completamente respondidos ou não, toque em tópicos

3. Alguns questionários exigem a inserção de assinatura digital. Nesse caso, você deve tocar em inserir nova assinatura, assinar a tela na área de preenchimento com o dedo ou caneta com ponta de borracha e, depois, tocar em ícone de salvar.

inserir assinatura e tela assinada-2

Salvando e finalizando a inspeção

1. Para salvar rapidamente, sem sair do questionário, toque em salvar-2. Essa opção é bastante útil em questionários extensos e evita a perda de dados. 

salvar sem sair
2. Se você deseja salvar como rascunho ou sair sem salvar, descartando a inspeção iniciada, toque em sair. Após salvar ou sair, o sistema exibe a tela Histórico, em que as inspeções em rascunho podem ser retomadas. 

salvar rascunho e histórico

É possível retomar apenas inspeções cujos dados não tenham sido enviados ou sincronizados. 

3. Já para finalizar a inspeção, basta tocar em botão de salvar.jpg e confirmar. Não é possível finalizar questionários com questões obrigatórias pendentes. 

finalizar inspeção-2

Optando por finalizar o questionário, não será possível editá-lo por meio do aplicativo.  A edição só poderá ser realizada por usuários autorizados no CLICQ web

Botões adicionais

Os questionários ainda apresentam outras funcionalidades por meio de botões adicionais. 
botões adicionais.jpg-2

menu → Este botão exibe uma prévia da nota da inspeção (em questionários com cálculo de nota) e o documento de referência, quando houver. 

botão câmera → Este botão possibilita a inserção de uma imagem. Ao acioná-lo, o sistema exibe a tela abaixo, na qual você pode ativar a câmera do seu dispositivo para tirar uma foto ou anexar uma imagem já existente, bastando selecioná-la entre seus arquivos. Dependendo da questão, a inclusão de uma imagem pode ser obrigatória. 
acesso a camerabotão observação → Este botão possibilita a inserção de uma observação ou comentário sobre a questão. Ao acioná-lo, o sistema exibe a tela abaixo. Assim que você clicar sobre o campo, o teclado de seu dispositivo será acionado. Ao voltar para a tela anterior, o sistema salva o texto automaticamente. 

inserir observação
botão informação → Sempre que este botão estiver azul significa que há informações de ajuda relacionadas à questão. Toque sobre ele para visualizar o conteúdo que pode ser textual ou uma imagem. 

botão pasta → Este botão é exibido em alguns questionários, quando há a necessidade de incluir um arquivo em PDF, por exemplo, como tabelas, relatórios e outros documentos pertinentes à questão. Para anexar, é necessário selecionar o arquivo em seu dispositivo. anexar arquivo

clique para ler o código → Alguns questionários podem apresentar este botão, que possibilita escanear um QR code para preenchimento de informações em uma inspeção de recebimento ou um código de barras para registro do GTIN, por exemplo. 

Após realizar suas inspeções no aplicativo, lembre-se de fazer o envio dos registros na tela de Sincronismo. Clique aqui para saber mais

 

Esperamos que este conteúdo tenha auxiliado você. Até a próxima! 🖐️