Como criar planos de ação no CLICQ?

Um plano de ação consiste em um check list específico para correção de uma inconformidade identificada durante uma inspeção. Saiba como cadastrar seus planos e configurá-los nos questionários.

Os planos de ação devem ser cadastrados e posteriormente configurados nas questões. 

Cadastrar plano de ação

Configurar plano de ação

Cadastrando plano de ação

Clique em botão modulo geral I→ menu Planos de ação → item Novo plano de ação.

novo plano de ação-detalhes

1. Na tela Novo plano de ação, preencha o campo Nome com um título para seu plano.

2. No campo Versão, inclua uma referência numérica ou alfabética para controlar edições e atualize-a sempre que o plano passar por alterações. 

3 No campo Prazo de preenchimento, informe o número máximo de dias que o plano pode ser preenchido após ser gerado pelo sistema. Após o prazo estabelecido, o preenchimento do plano é bloqueado.

4. No campo Prazo de vencimento, você pode estabelecer um número de dias para que o status de preenchimento do plano passe a constar como "em atraso".  

5. No campo Limite mínimo da nota, indique o valor limite para geração do plano de ação: todas as inspeções que receberem nota abaixo gerarão um plano.  

6. No campo Orientações, você pode acrescentar um texto que esclareça o objetivo do plano ou qualquer outra orientação. É possível incluir traduções, clicando em  traduzir.

7. No quadro de configurações, marque a opção para  enviar PDF com a aplicação do questionário para que o sistema envie o e-mail com link para aplicação do plano anexando o relatório da inspeção. Já a opção exibir todos os e-mails vinculados ao plano de ação deve ser selecionada para que todos os endereços que receberão o relatório do plano de ação sejam listados no corpo do e-mail. 

8. No campo Capturar geolocalização ao aplicar plano de ação, clique em selecionar para indicar se a geolocalização deve ou não ser capturada no início e fim da aplicação.

9. Você pode incluir diversos e-mails para os quais o plano de ação será enviado. Para isso, preencha o campo E-mail e clique em adicionar . Se necessário, você pode selecionar um idioma diferente para cada endereço. 

10. No campo Dias para notificações, defina quantos dias antes do prazo de vencimento do plano o sistema enviará um e-mail de notificação. Veja que você pode selecionar mais de uma opção, configurando que a notificação seja enviada sete, três e um dia antes do prazo, por exemplo. 

dias para notificações11. Em seguida, clique em ver questõespara configurar as questões que serão tratadas no plano. 

novo plano de ação-1

A configuração de questões para o plano de ação é muito semelhante à configuração para uma inspeção completa. A principal diferença é que no plano não há cálculo de nota. Para conferir instruções sobre tipos de questão e as possibilidades de customização, clique aqui

12. Não esqueça de clicar em confirmar em cada questão configurada. E após adicionar todas as questões, clique em segunda confirmaçãono rodapé da tela.

configurar questão

Pronto! Seu plano de ação está criado, agora acompanhe o procedimento de configuração no questionário. 


Configurando o plano de ação no questionário 

Clique em botão modulo geral I→ menu Questionários → item Listar questionários.

1. Na tela Questionários, localize a opção desejada e clique em editar. Em seguida, na tela de configurações gerais, clique em próximo.

novo questionário

2. Na tela Tópicos, clique em ver questões no tópico que contém a questão em que você necessita vincular o plano de ação.

tópicos

3. Já na tela Questões, clique sobre o modo da questão para que os campos de configuração sejam exibidos.

questões

4. Na coluna Gerar plano de ação, clique no botão plano de ação ao lado da alternativa (na coluna Item) que exige a aplicação de um plano.

configurações

5. O sistema apresentará o pop-up abaixo. Clique em selecionar no campo principal para selecionar o plano de ação entre as opções cadastradas e depois clique em adição para adicionar. 

pop up plano de ação6. Observe que os planos adicionados são listados logo abaixo do campo. Você pode clicar em lixeira se precisar excluir. Por fim, clique em salvar.

7. Depois, não esqueça de salvar as configurações da questão, clicando em confirmar. Em seguida, clique em confirmação final no rodapé da página.

salvar questão

8. Por fim, de volta a tela Tópicos, clique em salvar e finalizar

tópicosPronto! Sempre que a alternativa vinculada for selecionada, o e-mail com link para preenchimento do plano e ação será enviado ao endereço do avaliado e a todos os endereços cadastrados no plano, assim que a inspeção for finalizada. 

Precisa configurar um questionário desde o início?Clique aqui.

 

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você. Até a próxima! 😊