Fontes externas Panorama

Nossa plataforma permite importação de dados através de fontes externas (arquivo ou link) para criação de indicadores no Panorama.

    A importação de fontes externas é muito útil quando você possui informações registradas em planilhas (nos formatos CSV, XLS ou XLSX), seja em um arquivo em seu computador ou disponibilizadas através de link (do Google Docs, por exemplo) e precisa criar um indicador usando esses dados. 


    Para criar um indicador usando uma fonte externa, primeiramente é necessário adicionar a fonte ao Panorama

 

Confira nesse artigo:


Como adicionar uma fonte externa ao Panorama?


    Para adicionar uma fonte externa ao Panorama, siga os passos abaixo:

Passo 1: Ao acessar a solução Panorama Paripassu, na página inicial, passe o mouse sobre o menu principal à esquerda.

Passo 2: Clique em “Fontes de Dados” e depois clique na opção “Externas”.

Passo 3: A tela “Fonte de Dados Externas” lista todas as fontes externas já cadastradas. Você pode digitar o nome da fonte externa desejada no campo “Filtro”, para encontrá-la mais facilmente.

Passo 4: Para criar sua fonte, clique no botão “Adicionar fonte de dados externa” localizado no topo da tela. 

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Passo 5: Na tela “Adicionar Fonte de Dados Externa”, preencha o campo “Nome” com o título da sua fonte de dados externa. No campo “Descrição”, digite uma breve descrição da sua fonte. 

Crie nomes e descrições que facilitem a diferenciação das fontes no momento de selecioná-las. O nome e a descrição são exibidos durante a configuração de indicadores, no campo de seleção da fonte. 

 

Passo 6: No campo “Tipo”, selecione o tipo de fonte que você deseja importar.

  • Fonte de arquivo: selecione esse campo caso você tenha um arquivo CSV, XLS ou XLSX salvo em seu próprio computador, como uma planilha em Excel, por exemplo.
  • Fonte remota: marque esse campo caso você utilize uma URL (endereço do  link) para um arquivo CSV, XLS ou XLSX online.

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Antes de saber como fazer a importação de fontes de arquivo e remotas, vamos conferir as configurações necessárias para que a importação ocorra corretamente. 

Saiba que você pode usar tanto as fontes de arquivo quanto as fontes remotas, mas cada uma dela possui as suas especificidades:

  • As fontes de arquivo são documentos xlx., xlxs. ou cvs. (planilhas de Excel, por exemplo) salvas no seu computador e você deverá subir elas cada vez que queira atualizar os dados.
  • As fontes remotas são documentos online (como planilhas do Google Docs, por exemplo), que serão inseridas via um URL e, por isso, serão atualizadas automaticamente, de forma que os seus indicadores irão refletir as atualizações da planilha.

Especificações de Fonte de arquivo CSV, XLS ou XLSX: 


O arquivo usado como fonte de dados deve ser um CSV, XLS ou XLSX, com no máximo 6Mb, e as seguintes configurações:

  • Codificação: Unicode UTF-8

Se o arquivo não estiver com essa codificação, algumas letras podem não ser exibidas ou exibidas com erro.

  • Delimitador de campo: ponto e vírgula

Se não for usado o ponto e vírgula como separador dos campos, as colunas não serão separadas corretamente.

 

Para os tipos de dados, devem ser usados os formatos a seguir. 

  • Data: formato dd/mm/aaaa. Ex.: 23/02/2022
  • Inteiro: número sem separador de casas decimais. Ex.: 1234
  • Numérico: número com ponto como separador decimal: Ex.: 1234.5
  • Text: Texto com aspas duplas em volta. Ex.: "Fonte de dados"

Agora vamos saber como adicionar fontes de arquivo e remotas.


Adicionando fonte de arquivo


Ao marcar a opção “Fonte de arquivo” é necessário selecionar o arquivo em seu computador. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: Clique no botão “Escolher arquivo”. O sistema exibirá a tela para que você selecione seu arquivo. 

Passo 2: Localize-o e clique duas vezes nele para abrir. Ou selecione-o e clique no botão “Abrir”.

Passo 3: O sistema carregará os dados como um espelho da sua planilha, com colunas e linhas organizadas exatamente como no arquivo. 

Veja abaixo, na imagem em detalhe, que cada coluna tem um título (igual ao da planilha).

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    No topo de cada coluna há o campo “Tipo de dado”.

   O sistema faz um reconhecimento dos dados e já atribui um tipo de dado para cada coluna. No entanto, você deve conferir se os tipos estão corretamente atribuídos.

    Caso seja necessário atribuir outro tipo de dado, basta clicar sobre o campo e selecionar uma das opções: data; inteiro; numérico; texto.

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    Os títulos das colunas da sua planilha são editáveis. Se quiser alterar um título, clique sobre ele. Assim o sistema libera o campo para edição e você pode digitar um novo. 

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    Sempre que realizar alterações nos tipos de dados ou títulos das colunas, clique no botão “Validar dados” para que o sistema valide as alterações, verificando se elas não corromperam os dados. 

 

Passo 4: Para finalizar a adição da sua fonte externa, clique em “Salvar”.

Caso as informações apareçam desconfiguradas é porque há algum problema com o arquivo, possivelmente no formato (que deve ser CSV, XLS ou XLSX apenas), na codificação (que deve ser Unicode UTF-8) ou na formatação do tipo de dado (com números decimais com vírgula, por exemplo).  

 


Adicionando fonte remota


    Ao marcar a opção “Fonte remota” é necessário informar a URL (endereço do link) em que está registrada a sua planilha. Normalmente, esse acesso é possível por meio de um serviço API (integração que permite a comunicação entre dois sistemas) que gera uma URL para o arquivo. 

Caso você precise de ajuda para obter o URL da sua planilha no Google Docs, siga os passos abaixo:

Passo 1: Abra a planilha que deseja utilizar como fonte externa;

Passo 2: Vá em "Arquivo";

Passo 3: Clique em "Compartilhar"

Passo 4: Clique na opção "Publicar na Web";

Passo 5: Selecione a opção "Documento inteiro";

Passo 6: Selecione a opção "xlsx".

Pronto, agora será gerado um link, que você pode copiar e utilizar no Panorama. Veja como a seguir.

 

    Agora, já no Panorama, siga os próximos passos para adicionar sua fonte externa remota:

Passo 1: No campo “Endereço” selecione o protocolo da sua URL: HTTP ou HTTPS.

Passo 2: No campo “URL”, cole o endereço do link para sua planilha.

 

Passo 3: O campo “Frequência de atualização em minutos” vem automaticamente preenchido com o valor “1”. Isso significa que os dados da fonte externa serão atualizados a cada minuto.

Você pode alterar a frequência de atualização digitando um número maior do que 1 no campo. 

Passo 4: Marque o campo “Possui credenciais” caso o acesso à URL exija identificação. 

Passo 5: Se possuir credenciais, preencha os campos “Usuário” e “Senha” com os dados de login que você utiliza para acessar a API e clique em “Salvar”.

Passo 6: Depois, clique em “Buscar” para que o sistema carregue os dados da URL. Estes devem espelhar sua planilha, com colunas e linhas organizadas exatamente como na URL. 

Passo 7: Com os dados da sua fonte externa carregados, faça as verificações descritas no tópico acima sobre fontes de arquivo. Clique aqui para verificar

 

Depois de salvar sua fonte externa de arquivo ou remota, ela estará disponível para acesso e edição na tela “Fonte de Dados Externas”.


Com a fonte externa adicionada, você pode selecioná-la como fonte para a criação de indicadores, junção de dados e união de dados. 

 

Usando uma fonte externa como fonte de indicador


Passo 1: Para criar seu indicador com fonte externa, clique no menu principal à esquerda e selecione “Dashboards”.

Passo 2: Na tela com a listagem dos seus dashboards, selecione aquele em que você deseja adicionar o indicador.

Passo 3: Já dentro do dashboards, clique no botão “Novo indicador” e selecione a opção “Gráfico”.

Passo 4: Digite o nome do seu indicador e no campo “Fonte de Dados” selecione a opção “Panorama”.

Passo 5: Em seguida, selecione a opção “Externas”. 

Passo 6: Clique sobre o campo “Selecione a fonte de dados”, digite o nome da fonte externa que você criou no campo de busca e selecione-a entre as opções apresentadas. 

Depois prossiga com a criação do seu indicador criando os filtros e avançando às próximas etapas de configuração. 

 

Para saber mais sobre criação de indicadores, confira nosso artigo: “Como adicionar indicadores a dashboards?


Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você!🍎

 

Se você ainda tem dúvidas sobre como adicionar uma fonte externa ao Panorama, CLIQUE AQUI para falar com o time de suporte! Ficaremos felizes em atendê-lo!💙

Até a próxima! 😊