Neste artigo, entenda como realizar a importação de dados através de fontes externas (arquivo ou link) para criação de indicadores no Panorama.
A importação de fontes externas é muito útil quando você possui informações registradas em planilhas (nos formatos CSV, XLS ou XLSX), seja em um arquivo em seu computador ou disponibilizadas através de link e precisa criar um indicador usando esses dados.
Para criar um indicador usando uma fonte externa, primeiramente é necessário adicionar a fonte ao Panorama. Entenda como fazer isso no passo a passo abaixo.
Confira nesse artigo:
- Como adicionar uma fonte externa ao Panorama?
- Como adicionar uma fonte de arquivo?
- Como adicionar uma fonte remota?
- Como usar uma fonte externa como fonte para a criação de um indicador?
Como adicionar uma fonte externa ao Panorama?
Para adicionar uma fonte externa ao Panorama, siga os passos abaixo:
Passo 1: Ao acessar o Panorama, na página inicial, passe o mouse sobre o menu principal à esquerda. Clique em “Fontes de Dados” (1) e depois clique na opção “Externas” (2).
Passo 2: A tela “Fonte de Dados Externas” lista todas as fontes externas já cadastradas. Você pode digitar o nome da fonte externa desejada no campo “Filtro”, para encontrá-la mais facilmente.
Passo 3: Para criar sua fonte, clique no botão “Adicionar fonte de dados externa” localizado no topo da tela.
Passo 4: Na tela “Adicionar Fonte de Dados Externa”, preencha o campo “Nome” (1) com o título da sua fonte de dados externa. No campo “Descrição” (2), digite uma breve descrição da sua fonte.
Crie nomes e descrições que facilitem a diferenciação das fontes no momento de selecioná-las. O nome e a descrição são exibidos durante a configuração de indicadores, no campo de seleção da fonte.
Passo 5: No campo “Tipo”, selecione o tipo de fonte que você deseja importar.
- Fonte de arquivo: Selecione esse campo caso você tenha um arquivo CSV, XLS ou XLSX salvo em seu próprio computador, como uma planilha em Excel, por exemplo.
- Fonte remota: marque esse campo caso você utilize uma URL (endereço do link) para um arquivo CSV, XLS ou XLSX online.
Antes de saber como fazer a importação de fontes de arquivo e fontes remotas, vamos conferir as configurações necessárias para que a importação ocorra corretamente.
- As fontes de arquivo são documentos xlx., xlxs. ou cvs. (planilhas de Excel, por exemplo) salvas no seu computador e você deverá subir elas cada vez que queira atualizar os dados.
- As fontes remotas são documentos online (como planilhas do Google Docs, por exemplo), que serão inseridas via um URL e, por isso, serão atualizadas automaticamente, de forma que os seus indicadores irão refletir as atualizações da planilha.
Especificações de Fonte de arquivo CSV, XLS ou XLSX:
O arquivo usado como fonte de dados deve ser um CSV, XLS ou XLSX, com no máximo 6Mb, e as seguintes configurações:
- Codificação: Unicode UTF-8
Se o arquivo não estiver com essa codificação, algumas letras podem não ser exibidas ou exibidas com erro.
- Delimitador de campo: ponto e vírgula
Se não for usado o ponto e vírgula como separador dos campos, as colunas não serão separadas corretamente.
Para os tipos de dados, devem ser usados os formatos a seguir:
- Data: formato dd/mm/aaaa. Ex.: 23/02/2022
- Inteiro: Número sem separador de casas decimais. Ex.: 1234
- Numérico: Número com ponto como separador decimal: Ex.: 1234.5
- Texto: Em arquivos CSV, texto com aspas duplas em volta. Ex.: "Fonte de dados".
Você pode visualizar essas informações clicando no campo "Formato do Arquivo" no Panorama.
Agora, vamos entender como adicionar fontes de arquivo e fontes remotas.
Como adicionar uma fonte de arquivo?
Acompanhe os passos abaixo para adicionar uma fonte de arquivo que esteja salva em seu computador.
Passo 1: Selecione a opção "Fonte de arquivo" (1) e clique no botão “Escolher arquivo” (2).
Passo 2: No gerenciador de arquivos do seu computador, selecione o arquivo (1) que deseja importar e clique no botão “Abrir” (2).
Passo 3: O sistema carregará os dados da sua planilha, com colunas e linhas organizadas exatamente como no arquivo.
Veja abaixo, que cada coluna tem um título, esses títulos são iguais aos títulos das colunas da planilha que realizou a importação.
Passo 4: No topo de cada coluna há o campo “Tipo de dado”. O sistema faz um reconhecimento dos dados e já atribui um tipo de dado para cada coluna. No entanto, você deve conferir se os tipos estão corretamente atribuídos.
Caso seja necessário atribuir outro tipo de dado, basta clicar sobre o campo e selecionar uma das opções: data, inteiro, numérico ou texto.
Passo 5: Os títulos das colunas da sua planilha são editáveis. Se quiser alterar um título, clique sobre ele. Assim o sistema libera o campo para edição e você pode digitar um novo.
Sempre que realizar alterações nos tipos de dados ou títulos das colunas, clique no botão “Validar dados” para que o sistema valide as alterações, verificando se elas não corromperam os dados.
Passo 6: Para finalizar a adição da sua fonte externa, clique em “Salvar”.
Caso as informações apareçam desconfiguradas é porque há algum problema com o arquivo, possivelmente no formato (que deve ser CSV, XLS ou XLSX apenas), na codificação (que deve ser Unicode UTF-8) ou na formatação do tipo de dado (com números decimais com vírgula, por exemplo).
Como adicionar uma fonte remota?
Ao marcar a opção “Fonte remota” é necessário informar a URL (endereço do link) em que está registrada a sua planilha. Normalmente, esse acesso é possível por meio de um serviço API (integração que permite a comunicação entre dois sistemas) que gera uma URL para o arquivo.
Caso você precise de ajuda para obter o URL da sua planilha no Google Docs, siga os passos abaixo:
Passo 1: Abra a planilha que deseja utilizar como fonte externa. Vá em "Arquivo" (1), clique em "Compartilhar" (2) e selecione a opção "Publicar na Web" (3).
Passo 2: Selecione a opção "Documento inteiro" (1) e "Microsoft Excel xlsx" (2). Por fim, clique em "Publicar" (3).
Passo 3: Copie o link e volte para o Panorama para importar a planilha.
Passo 1: No Panorama, clique em "Fonte remota" (1). No campo “Endereço” selecione o protocolo da sua URL: HTTP ou HTTPS (2).
Você consegue identificar o protocolo pelas primeiras letras que aparecem no endereço do link da planilha que deseja importar.
Passo 2: No campo “URL”, cole o endereço do link da sua planilha.
Passo 3: O campo “Frequência de atualização em minutos” vem automaticamente preenchido com o valor “1”. Isso significa que os dados da fonte externa serão atualizados a cada minuto. Você pode alterar a frequência de atualização digitando um número maior do que 1 no campo.
Passo 4: Marque o campo “Possui credenciais” (1) caso o acesso à URL exija identificação. Se possuir credenciais, preencha os campos “Usuário” (2) e “Senha” (3) com os dados de login que você utiliza para acessar a API e clique em “Salvar” (4).
Passo 5: Depois, clique em “Buscar” para que o sistema carregue os dados da URL. Estes devem espelhar sua planilha, com colunas e linhas organizadas exatamente como na URL.
Passo 6: Com os dados da sua fonte externa carregados, faça as verificações descritas no tópico acima sobre fontes de arquivo. Clique aqui para verificar.
Ao finalizar as alterações necessárias, clique em "Salvar".
Passo 7: Depois de salvar sua fonte externa de arquivo ou remota, ela estará disponível para acesso e edição na tela “Fonte de Dados Externas”.
Como usar uma fonte externa como fonte para a criação de um indicador?
Com a fonte externa adicionada ao seu Panorama, você pode selecioná-la como fonte para a criação de indicadores, junção de dados e união de dados. Entenda como fazer isso no passo a passo abaixo:
Passo 1: Para criar seu indicador com fonte externa, clique no menu principal à esquerda e selecione “Painéis”.
Passo 2: Na tela com a listagem dos seus painéis, selecione aquele em que você deseja adicionar o indicador.
Passo 3: Já dentro do painel, clique no botão “Novo indicador” (1) e selecione a opção “Gráfico” (2).
Passo 4: Digite o nome do seu indicador (1) e no campo “Fonte de Dados”, clique na opção “Panorama” (2) e selecione "Externas" (3).
Passo 5: Clique sobre o campo “Selecione a fonte de dados”, digite o nome da fonte externa que você criou no campo de busca e selecione-a entre as opções apresentadas.
Passo 6: Depois prossiga com a criação do seu indicador criando os filtros e avançando às próximas etapas de configuração.
Para saber mais sobre criação de indicadores, CLIQUE AQUI para ver o artigo sobre como adicionar indicadores aos painéis do Panorama
Pronto! Agora você já sabe como adicionar fontes externas ao Panorama.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você!🍎
Se você ainda tem dúvidas sobre como adicionar uma fonte externa ao Panorama, CLIQUE AQUI para falar com o time de suporte! Ficaremos felizes em atendê-lo!💙
Até a próxima! 😊