Depois de criar seus painéis, veja neste artigo como você pode incluir indicadores completamente customizados para atender as suas necessidades de acompanhamento.
O Panorama tem diversos indicadores que são pré-configurados para analisar os dados extraídos de outras soluções PariPassu, mas você pode criar indicadores como desejar, de acordo com as necessidades do seu negócio.
Antes de criar um indicador, pense estrategicamente sobre as informações que você deseja obter para combinar os dados da melhor forma.
Confira nesse artigo:
Como adicionar indicadores?
Passo 1: Acesse a sua conta através do link acesso.paripassu.com.br e informe o seu usuário e senha para efetuar o login. Na tela inicial da sua conta, selecione a ferramenta Panorama.
Passo 2: Já na tela inicial do Panorama, selecione a opção "Painéis" (1), no menu central da sua tela. Você também pode acessá-los através do menu lateral do canto esquerdo da sua tela, basta clicar no ícone (2).
Passo 3: Já dentro do painel selecionado, clique no botão "Novo indicador" e selecione um dos dois tipos de indicador: gráfico ou texto.
Confira a seguir as instruções para adicionar um gráfico e depois para adicionar uma tabela.
Adicionando um indicador gráfico
A primeira coisa que você precisa fazer é observar a imagem a seguir. Veja que a adição dos indicadores conta com três etapas de configuração: a configuração de dados, a configuração de gráfico e a pré-visualização.
Atenção: As fontes de dados são disponibilizadas de acordo com suas permissões de acesso.
Etapa 1 - Configuração de dados:
Passo 1: Identifique seu indicador no campo Nome.
Passo 2: No campo Fonte de Dados, selecione a solução da qual você deseja extrair as informações para o seu indicador.
Apresenta informações relativas à produção, tais como dados de colheita, adubação e defensivos. | |
|
Apresenta dados obtidos em diversas fontes de extração, tais como dados obtidos nas inspeções, relacionados a questionários, avaliados e planos de ação. |
Apresenta os dados das avaliações de rastreamento feitas pelos consumidores. | |
|
Possibilita a seleção de dados de fontes externas (como uma planilha do Excel, por exemplo). Também permite que você use outro indicador já configurado ou ainda faça a união de dados, combinando fontes diferentes. Para usar fontes externas ou juntar/unir dados é necessário criar essas opções no menu Fonte de Dados. |
Apresenta informações relativos a todas as funcionalidades do Rastreador PariPassu, tais como dados sobre rastreabilidade, produção, compra, venda, estoque, fornecedores e clientes. | |
Apresenta os dados do Sistema de Acompanhamento de Resultados das Análises (S.A.R.A.), com base nos resultados das análises realizadas em produtos. |
O acesso às fontes é habilitado por configuração. Se alguma das fontes que você necessita está desabilitada, CLIQUE AQUI para entrar em contato com a nossa equipe.
Passo 3: Depois de selecionar a fonte, você deverá definir filtros. Esse passo é essencial para determinar os dados que serão apresentados no indicador. A exibição dos campos de filtragem sempre irá variar de acordo com a fonte de dados selecionada. Por isso, há muitas possibilidades de configuração.
Alguns campos contam com o ícone . Você pode clicar sobre ele para verificar instruções de preenchimento.
Para facilitar a adição de filtros, confira a seguir os principais botões e opções exibidas nessa tela:
Clique neste botão para adicionar os filtros. De modo geral, o sistema exige o preenchimento de um filtro, mas você pode adicionar quantos forem necessários. | |
Este botão possibilita a inclusão de filtros adicionais. Estes filtros serão utilizados quando o filtro principal não encontrar resultados. | |
Marque este campo para determinar que um ou mais filtros do indicador sejam disponibilizados como filtros globais do painel. | |
Use este botão para adicionar uma variável ao filtro. | |
Use este botão para excluir os filtros criados um a um . |
Passo 4: Depois que você preencher os campos, clique em "Próximo" para avançar para a segunda etapa de configuração.
ETAPA 2: Configuração de gráfico:
Nesta etapa, os campos exibidos podem variar bastante dependendo do tipo de fonte selecionado e do tipo de indicador que você selecionou na etapa anterior.
Passo 1: É necessário definir o tipo de gráfico. Confira as descrições a seguir para compreender qual é a melhor opção para seu objetivo. Dependendo da fonte, alguns tipos não estarão disponíveis.
Opção ideal para comparar valores ou expor um desenvolvimento crescente/decrescente. | |
Boa opção para analisar se existe ou não uma relação entre variáveis, especialmente quando o foco é a intensidade. É mais indicado para grandes amostras. | |
Opção ideal quando se deseja apresentar várias séries no gráfico. Representa sequências de dados em uma escala dividida em períodos iguais. | |
Opção ideal para comparar proporções. | |
Opção ideal para representações de localização geográfica, apresentando informações (conforme os campos selecionados) para cada ponto do mapa. | |
Opção ideal para representações de localização geográfica quando o objetivo for comparar rapidamente aspectos como volume ou intensidade, por exemplo. | |
Opção ideal para organização de listagens com informações detalhadas. As tabelas podem ser exportadas como Excel, CSV ou JSON. | |
Opção ideal para analisar diversas informações relacionadas a uma variável única. Por exemplo, é possível criar um indicador de valor único sobre uma fruta, apresentando dados como quantidade em estoque, quantidade descartada, quantidade vendida, notas de inspeção etc. |
Passo 2: Os campos exibidos após essa etapa variam conforme o tipo selecionado. Confira a seguir algumas as possibilidades mais comuns.
Passo 3: Em gráficos de barras ou linhas você pode configurar limites. Ou seja, é possível inserir uma linha fixa em seu gráfico para identificar uma meta; ou uma linha da média para destacar um valor que irá variar conforme a média. Para isso, marque o campo "Habilitar limites".
Passo 4: No campo "Tipo", selecione o tipo de linha: fixa ou de média.
Passo 5: Para linha fixas, você deve preencher o campo "Limite" (1) e para nomear a linha preencha o campo "Rótulo" (2).
Passo 6: Depois clique em "Adicionar limite".
Passo 7: Depois que completar essas configurações, você pode clicar em "Pré-visualizar" para conferir se as configurações estão adequadas. Se estiver tudo certo, clique em "Salvar".
Caso seja necessário, você pode clicar no botão "Anterior" para retornar às etapas anteriores e realizar ajustes. Caso queira cancelar a criação do seu indicador, clique em "Cancelar"
Você também pode realizar edições após salvar seu indicador, basta entrar no painel, passar o mouse sobre o indicador, clicar no botão e selecionar a opção "Editar indicador".
Para verificar todas as possibilidades de customização e edição, confira nosso artigo: Como customizar e editar painéis?
Adicionando um indicador de texto
Um indicador de texto nada mais é que um campo de texto formatável em que você pode adicionar a informação que desejar, incluindo links, imagens e vídeos. Siga os passos a seguir para adicionar esse indicador.
Passo 1: Dentro do painel desejado, clique no botão "Novo indicador" e selecione a opção "Texto".
Passo 2: Em seguida, inclua todo o conteúdo que você deseja no campo "Escreva um texto".
Observe que existem diversas possibilidades de formatação na barra de botões logo abaixo do nome do indicador. Confira a seguir a descrição de cada uma delas:
Apresenta opções de fonte para formatação. Selecione o trecho do texto que você deseja formatar e clique neste botão para escolher uma fonte diferente. | |
Apresenta opções de tamanhos diferentes para formatação. Selecione o trecho do texto que você deseja formatar e clique neste botão para escolher entre os tamanhos pequeno, normal, grande e extra grande. | |
Formata o texto em negrito. Selecione o trecho do texto que você deseja formatar e clique para negritar. | |
Formata o texto em itálico. Selecione o trecho do texto que você deseja formatar e clique para aplicar o efeito. | |
Possibilita escolher uma cor diferente para o texto. Selecione o trecho do texto que você deseja formatar, clique no botão e depois na cor desejada. | |
Formata o alinhamento do texto. Selecione o trecho do texto que você deseja formatar, clique no botão e escolha entre as opções alinhado à esquerda; centralizado; alinhado à direita; justificado. | |
Permite criar um link em seu texto. Selecione o trecho do texto que você deseja formatar, clique no botão e cole o endereço do link desejado no campo "Enter link". Depois clique em "Save". | |
Permite incluir uma imagem em seu indicador de texto. Clique no botão e selecione a imagem em seu computador. Depois clique em "Abrir". | |
Permite incluir um vídeo em seu indicador de texto através de um link. Clique no botão e cole o endereço do vídeo desejado no campo "Enter video". Depois clique em "Save". | |
Limpa as formatações aplicadas. Para limpar, selecione o trecho de texto desejado e clique no botão. |
Passo 3: Após formatar seu texto, clique em "Salvar".
Pronto! Agora você já sabe como adicionar indicadores no Panorama.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! 🍎
Caso você tenha ficado com dúvidas, CLIQUE AQUI para entrar em contato com a nossa equipe de Sucesso do Cliente! Ficaremos felizes em atendê-lo! 🤗💙
Até a próxima! 🖐️