Mantenha seu estoque sempre atualizado registrando as compras realizadas junto aos seus fornecedores. Veja como nesse artigo.
Manter as informações de estoque sempre atualizadas agiliza os processos de venda e processamento, além de permitir um controle mais eficiente das movimentações de entrada e saída. Veja como cadastrar uma nova compra no passo a passo a seguir.
Confira neste artigo:
Confira o vídeo com o passo a passo sobre como registrar uma compra no Rastreador PariPassu
Como realizar uma nova compra
Passo 1: Para iniciar, acesse o Rastreador PariPassu. No menu principal, clique em “Rastreamento” (1) e selecione “Nova Compra” (2).
Passo 2: Existem três formas de realizar uma compra: “Com Código”, “Sem Código” e/ou “Compra por Arquivo”. A seguir, saiba mais sobre elas:
Compra sem código → Para produtos que não possuem rastreabilidade PariPassu e você terá que gerar um código de rastreamento;
Compra com Código → O produto adquirido já está sendo rastreado pela PariPassu, ou seja, já possui o código de rastreamento;
Compra por Arquivo → Para importar arquivos com as informações necessárias para realizar uma compra.
Como realizar uma compra sem código
Passo 1: Na tela "Nova Compra", selecione a opção “Sem Código”.
Passo 2: Digite o nome do fornecedor no campo "Filtro por fornecedor" (1) para encontrá-lo. Após localizar, clique no fornecedor (2) desejado.
Lembre-se: é necessário cadastrar seus fornecedores antes de realizar uma nova compra. Clique aqui para saber mais sobre cadastro de fornecedores.
Informações da compra
Na tela "Informações da compra", estarão disponíveis os seguintes campos: o fornecedor previamente selecionado, a data da compra, o código gerado para a transação, as notas fiscais e os produtos adquiridos. Para concluir o cadastro, é fundamental preencher algumas informações obrigatórias, sendo elas:
Passo 3: Clique em "Adicionar produtos" para adicionar os produtos que comprou.
Passo 4: Digite o nome do seu produto na tela exibida e clique na lupa para pesquisar (1). Selecione o produto (2) e clique em "Adicionar" (3).
É possível selecionar mais de um produto em sua compra. Para isso, selecione os produtos desejados (1) e clique em "Adicionar" (2) para incluí-los na lista.
Atenção! Não é preciso cadastrar o seu produto, o sistema do Rastreador PariPassu já possui uma base de dados com todos os tipos e variedades de produtos cadastrados.
Passo 5: Após selecionar os produtos desejados, eles aparecerão listados na tela. Clique no campo "Quantidade" e insira a quantidade do produto adquirido (1). Em seguida, no campo "Embalagem", escolha a embalagem que corresponde à sua compra (2).
Caso a embalagem que precisa não esteja nessa lista, clique no ícone de configuração (1) e selecione a opção "Adicionar embalagem" (2) para cadastrar uma nova embalagem.
Determine a capacidade da nova embalagem em Quilograma (kg), Unidade (un), Litro (l) e Grama (g) (1), digite o nome da embalagem (2), sua capacidade (3) e clique em "Adicionar" (4).
Passo 6: Caso queira cadastrar produtos de diferentes lotes ou embalagens, é só clicar em (1) e repetir o procedimento (2).
Para remover um produto da sua lista, selecione o campo correspondente (1) e clique na opção "Excluir" (2).
Passo 7: Após conferir as informações dos produtos que comprou (1), clique em "Salvar" (2).
Passo 8: Você será direcionado para a tela de "Histórico de Compras", onde verá a mensagem "Compras foram salvas com sucesso". Nessa tela, você poderá consultar todas as compras que realizou anteriormente.
Você também tem a opção de clicar em “Salvar e Vender”, que o levará a uma tela para inserir os dados da venda, ou seja, informações sobre para quem você está vendendo o produto. Para orientações mais detalhadas sobre como preencher essas informações, consulte o nosso artigo:
Compra com código
Para produtos já rastreados pelo Rastreador PariPassu, iremos fazer uma compra através do código de rastreamento, siga os passos a seguir para entender como:
Passo 1: Vamos inserir o "código de rastreamento" (1) no campo principal da tela e selecionar a opção “Com Código" (2)
Passo 2: Digite o nome do fornecedor no campo "Filtro por fornecedor" (1) para encontrá-lo. Após localizar, clique no fornecedor (2) para prosseguir com o cadastro da compra.
Passo 3: Na tela "Informações da compra" não será necessário selecionar o produto. Apenas preencher as informações de quantidade e embalagem, conforme as instruções que explicamos no tópico anterior "Compra sem código".
Clique aqui para conferir o passo a passo sobre como preencher os campos de quantidade e embalagem
Passo 4: Para finalizar, é só clicar em "Salvar"
Você também tem a opção de clicar em “Salvar e Vender”, que o levará a uma tela para inserir os dados da venda, ou seja, informações sobre para quem você está vendendo o produto. Para orientações mais detalhadas sobre como preencher essas informações, consulte o nosso artigo:
Compra por arquivo
Caso você possua o registro de informações dos produtos comprados em uma planilha, é possível realizar a compra por arquivo, veja abaixo os tipos de arquivo suportados.
- .XLS (Excel 2003-2007);
- .XLSX (Excel 2010 e mais recente);
- .CSV (valores separados por ponto e vírgula).
Confira o formato do arquivo:
- Compra por arquivo: Campos sugeridos para importação (clique aqui para baixar o modelo).
- Compra por arquivo: Todos os campos (clique aqui para baixar o modelo).
- Compra por arquivo: Campos Obrigatórios (clique aqui para baixar o modelo).
Confira o artigo com todas as instruções para: Registrar uma compra por arquivo no Rastreador PariPassu
Pronto! Agora você já sabe como realizar uma nova compra no Rastreador PariPassu!
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! 🍎
Ficou com dúvidas? CLIQUE AQUI para entrar em contato com a nossa equipe!
Ficaremos felizes em atendê-lo! 🤗💙