Você já conhece os filtros globais e locais do Panorama? Nesse artigo você vai aprender mais sobre eles, como eles podem facilitar o seu trabalho e como você pode criá-los. Confira a seguir!
Confira neste artigo:
- O que é um filtro global?
- O que é um filtro do indicador?
- Como criar um filtro global
- Como criar um filtro do indicador
O que é um filtro global?
Os filtros globais são aqueles que você pode aplicar no dashboard em si, ou seja, eles serão aplicados a todos os indicadores deste painel que estão configurados de acordo.
Isso permite que um mesmo filtro seja aplicado em vários indicadores ao mesmo tempo, o que torna mais rápida a mudança de dados filtrados no seu dashboard, sem que você tenha que editar o filtro em cada indicador.
O que é um filtro do indicador?
São filtros aplicados apenas ao indicador que ele foi configurado.
Como criar um filtro global
Passo 1: Acesse a sua conta através do link acesso.paripassu.com.br e informe o seu usuário e senha para efetuar o login. Na tela inicial da sua conta, selecione a ferramenta Panorama.
Passo 2: Já na tela inicial do seu Panorama, selecione a opção "Dashboards", no menu central da sua tela. Você também pode acessá-los através do menu lateral do canto esquerdo da sua tela, basta clicar no ícone .
Passo 3: Na página dos dashboards, selecione o painel que você deseja.
Passo 4: Dentro do dashboard que você escolheu, clique no botão "Filtros Globais", localizado no canto superior direito da sua tela.
Passo 5: O sistema apresentará todos os filtros globais que estão ativos no dashboard em questão e te dará as opções de "Adicionar novos filtros" e "Editar filtros existentes".
Passo 6: Para adicionar um filtro global, clique em “+ Filtro global”. Nesse momento, o sistema pedirá que você preencha alguns campos. Confira abaixo cada campo, sua descrição e como preenchê-lo corretamente.
- Nome do filtro: escreva o nome que você deseja para o seu filtro global.
- Tipo de dado: selecione o tipo de dado que você deseja filtrar, as opções são:
- Texto.
- Numérico (para valores decimais).
- Inteiro (para números inteiros).
- Booleano (verdadeiro ou falso).
- Porcentagem.
- Data.
- Tipo de filtro: as opções que serão apresentadas nesse campo vão variar de acordo com o tipo de dado que você selecionou no item anterior e ele determinará como o dado será filtrado. Confira o exemplo abaixo:
Exemplo: você pode determinar que a filtragem seja realizada considerando valores iguais ou diferentes de uma palavra-chave ou considerando um intervalo de datas.
- Valor: dependendo do tipo de filtro que você selecionou no campo anterior, o sistema pedirá que você indique um valor. As opções são:
- Número.
- Um período.
- Ou intervalo que será filtrado.
- Mínimo e máximo.
Observação: Caso você deseje atribuir mais de um valor para filtragem, basta clicar no botão para adicionar. Para excluir, clique no botão para excluir.
- Desabilitar filtro: ao selecionar essa opção você desativa o filtro global, ou seja, ele não estará mais ativo para os indicadores configurados.
Passo 7: Após realizar as configurações do novo filtro global, clique em “Salvar e fechar”.
Pronto! Os seus novos filtros globais já foram criados. Agora você precisa adicioná-los aos indicadores que você deseja filtrar. Confira o passo a passo desse processo a seguir:
Adicionando um filtro global no indicador
Passo 1: Entre no dashboard em que o filtro global foi criado. Agora você deve encontrar o indicador que deseja aplicar o filtro.
Passo 2: No próprio indicador, clique no ícone(1) para acessar o menu e selecione a opção “Editar indicador” (2).
Passo 3: Já na tela de Editar Indicador, localize o campo “Filtros” e clique em “Adicionar novo filtro”. Nesse momento você deverá preencher os seguintes campos:
- Selecione o campo: você deverá escolher o campo do seu indicador.
- Selecione o tipo de filtro: você deverá selecionar a opção “Igual a filtro”, com isso o sistema apresentará o nome dos filtros globais que você criou.
Passo 4: Selecione o filtro que você deseja, e clique em “Salvar”.
Pronto! Agora os seus filtros globais já estão configurados no indicador que você escolheu! Repita esse processo com todos os indicadores que você deseja aplicar o filtro!
Como editar os filtros globais
Passo 1: Para editar um filtro global, vá até o dashboard em que você criou ele e clique em “Filtros globais”, localizado no canto superior direito da tela. O sistema exibirá a sua listagem de filtros globais. Então, clique em “Editar”.
Passo 2: Você pode editar um filtro global para realizar novas filtragens em todos os indicadores em aquele filtro está configurado.
Passo 3: Após realizar as alterações que você deseja, clique em “Salvar e fechar”.
Como criar um filtro do indicador
Lembre-se de que o filtro do indicador é aplicado apenas ao indicador em que foi configurado, dessa forma, você deverá criá-lo diretamente no indicador que deseja.
Passo 1: Para consultar ou adicionar um novo filtro, vá até o indicador que você quer filtrar.
Passo 2: Clique no ícone localizado no canto superior direito do próprio indicador. Observe que o ícone estará acompanhado de um número, que identifica o número total de filtros aplicados.
Passo 3: Para adicionar um novo filtro, clique em “+ Novo filtro”.
Passo 4: Nesse momento, você deverá preencher alguns campos referentes ao filtro que está criando. Confira a seguir os campos, suas descrições e como preenchê-los:
- Campo: apresentará todos os campos do seu indicador, selecione o campo que você deseja realizar a filtragem.
- Tipo de filtro: as opções apresentadas nesse campo vão variar de acordo com o tipo de dado que você selecionou e ele determinará como o dado será filtrado.
- Valor: dependendo do tipo de filtro que você selecionou no campo anterior, o sistema pedirá que você indique um valor. As opções são:
- Número.
- Um período.
- Ou intervalo que será filtrado.
- Mínimo e máximo.
Passo 5: Após preencher todas as informações, clique em “Salvar e fechar”.
Como editar filtros do indicador
Passo 1: Para editar o filtro clique no ícone localizado no canto superior direito do indicador. O sistema exibirá a sua listagem de filtros do indicador. Então, clique em “Editar”.
Passo 2: Após realizar as alterações que você deseja, clique em “Salvar e fechar”.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! 🍎
Caso você tenha ficado com dúvidas, CLIQUE AQUI para entrar em contato com a nossa equipe de Sucesso do Cliente! Ficaremos felizes em atendê-lo! 🤗💙
Até a próxima! 🖐️