Como criar dashboards para acompanhar os indicadores no Panorama?

O Panorama permite que você crie dashboards para acompanhar os seus indicadores por meio de gráficos e tabelas. Aprenda nesse artigo a fazer esse processo!

    Os dashboards são painéis visuais customizáveis que apresentam os indicadores cujos dados podem ser extraídos das soluções PariPassu e até mesmo de fontes externas.

    Você pode criar diversos dashboards, cada um com uma finalidade específica, trazendo informações organizadas e facilmente identificáveis.

    Também é possível personalizar cores, tamanhos e ordenação dos indicadores. Saiba como usar a funcionalidade agora!


Confira nesse artigo:

Como criar um dashboard

Passo 1: Acesse a sua conta através do link acesso.paripassu.com.br e informe o seu usuário e senha para efetuar o login. Na tela inicial da sua conta, selecione a ferramenta Panorama.

 

Passo 2: Já na tela inicial do seu Panorama, selecione a opção "Dashboards", no menu central da sua tela (1). Você também pode acessá-los através do menu lateral do canto esquerdo da sua tela, basta clicar no ícone (2).

Passo 2-1

Passo 3: Na tela Dashboards, clique no botão "Adicionar dashboard". 

Passo 3

Passo 4: O sistema exibirá a tela Adicionar Dashboard, com diferentes abas. Você deverá preencher todos os campos de cada aba para avançar à próxima.

Explicamos a seguir as instruções de preenchimento de  cada uma das abas. Para consultar uma específica, basta clicar sobre a que você precisa de ajuda.

Aba Geral

Aba Relatório

Aba PDF

Aba Permissões

 

Geral

    Esta é principal etapa de configuração. Dependendo das opções selecionadas, você já terá um dashboard pronto após completá-la. 

01. Aba geral

Passo 1: Comece identificando seu novo dashboard no campo Nome


Passo 2: Na opção Acesso você irá definir quem poderá acessar o dashboard. O campo "Todos da empresa" irá disponibilizar o dashboard para todos os usuários do sistema que acessarem a plataforma com o endereço de e-mail da sua empresa. Já o campo "Privado" manterá o acesso apenas a usuários específicos. 

Caso você esteja trabalhando com informações confidenciais e opte por por criar um dashboard privado, será necessário selecionar os usuários que poderão acessá-lo.  Para isso, vá no campo Adicionar acesso ao usuário e clique no ícone seta para expandir opções de seleção. Localize o nome do usuário desejado na listagem e clique para selecioná-lo. É possível digitar parte do nome no campo de busca para agilizar a seleção.

02. usuários selecionados

É possível selecionar diversos usuários, basta repetir o processo de busca e clicar sobre o nome desejado. Para deletar um dos usuários selecionados, basta clicar no botão de excluir deletar.

 

Após definir o nome e a permissão de acesso, você já pode clicar em "Salvar" e acessar seu dashboard recém criado. As configurações do relatório e PDF poderão ser feitas posteriormente, por meio da edição do dashboard.

 

No entanto, há outras possibilidades de configuração que você pode realizar nesse momento. Confira a seguir.  

 

Passo 3: Na parte inferior da tela "Adicionar Dashboards" você vai encontrar algumas opções que podem ou não ser marcadas, de acordo com a sua necessidade. Confira o que cada uma delas representa:

habilitar atualização automática Marque este campo se necessitar que seus indicadores sejam atualizados sempre que o dashboard for acessado. 
habilitar configuração de permissão Marque este campo para definir que apenas usuários selecionados por você poderão editar o dashboard. Ao marcar essa opção, o sistema passa a exibir a aba Permissões. 
criar a partir de dashboard modelo Marque este campo para selecionar um dos dashboards com indicadores já configurados. Há vários modelos baseados nos demais sistemas PariPassu. Se você selecionar essa opção, o sistema abrirá um campo logo abaixo, para você selecionar o modelo que deseja.

 

Se você optar por criar um dashboard sem utilizar os modelos do sistema, será necessário inserir indicadores para realizar seus acompanhamentos. 


Caso você tenha dúvidas de como adicionar os indicadores, confira o nosso artigo com as instruções:

Como adicionar indicadores em dashboards?

 

Pronto! Agora o seu dashboard já está basicamente configurado. Na sequência, acompanhe as instruções de preenchimento das demais abas. 

 

Relatório

    Os dashboards permitem a emissão de relatórios sobre os indicadores que você incluiu. Confira o passo a passo para você configurar o sistema para enviar relatórios automaticamente

07. Aba relatório

 

Passo 1: Você deve marcar o campo "Enviar relatório". Ao marcá-lo, o sistema exibirá novas opções de configuração, conforme a imagem a seguir.

Se você marcar o campo "Replicar todas as configurações", todos os dashboards internos (agrupados) terão as mesmas características de envio, tais como periodicidade e destinos. 

 

08. Envio de relatórios

 

Passo 2: Você deve definir a Periodicidade. No primeiro campo de seleção, clique no ícone seta para expandir opções de seleçãopara selecionar a frequência de envio que você deseja: diário, semanal ou mensal. 

No segundo campo de periodicidade, digite o horário em que o relatório deve ser enviado. O campo sempre deve ser preenchido com quatro caracteres numéricos. Não é necessário incluir os dois pontos. 

Você pode incluir diversos períodos de envio, bastando clicar em "Adicionar periodicidade" e repetir o procedimento. Para excluir um período, é só clicar no botão deletar.

 

Passo 3: Agora é hora de definir os Destinos dos relatórios.

  • No primeiro campo, clique no ícone seta para expandir opções de seleçãopara selecionar o envio por e-mail ou por telefone (mensagem SMS). 
  • No segundo campo de destino, você pode definir em qual idioma o relatório será enviado. Clique no ícone seta para expandir opções de seleçãopara escolher entre português, inglês ou espanhol. 
  • No terceiro campo, informe o endereço de e-mail ou o número de telefone celular (digite apenas números, incluindo o DDD), conforme a opção de destino selecionada.  


Você também pode incluir quantos destinatários forem necessários, bastando clicar em "Adicionar destino" e repetir o procedimento. Para excluir um destinatário, é só clicar no botão deletar.

 

Sempre que você adicionar um contato de e-mail, o sistema exibirá o botão botão de ativação de envio de e-mail ao lado do endereço inserido. Se for necessário, você pode clicar sobre ele para desativar o envio do relatório para um endereço específico. Isso pode ser útil para você nos casos em que as configurações de destino são replicadas aos dashboards agrupados.

 

Para facilitar a configuração, você pode marcar o campo "Enviar e-mail para todos". Assim todos os usuários com acesso ao dashboard receberão um e-mail com o relatório. 

 

Passo 4: Por fim, no campo Corpo do e-mail, você pode digitar uma mensagem padrão que será replicada nas mensagens de envio de relatório. 

 

Caso você fique com alguma dúvida sobre o envio dos relatórios, clique na barra azul de informações no final da tela "Adicionar Dashboards". Nela você vai encontrar uma explicação sobre a atualização de dados e os horários definidos na periodicidade.

Apoio envio relatórios

Passo 5: Por fim, clique em "Salvar" ou siga realizando as configurações na aba PDF.

 

Ficou com dúvidas sobre os relatórios? Confira nosso artigo:

Saiba mais sobre a funcionalidade Relatórios no Panorama

 

 

PDF

    Nesta aba, é possível configurar o formato do PDF em que os relatórios serão gerados.

09. Aba PDF

 

Passo 1: No campo Orientação do PDF você deverá escolher se quer que o arquivo seja gerado na vertical ou horizontal.  Marque o campo "Retrato", para que as páginas fiquem na vertical, ou marque o campo "Paisagem" para páginas na posição horizontal.

 

Passo 2: No campo Logotipo do PDF, você pode selecionar uma imagem  que será exibida no cabeçalho dos relatórios apenas do dashboard que está sendo criado. Nesse momento você pode selecionar o logotipo da sua empresa, por exemplo, para deixar o relatório ainda mais personalizado.

Para isso, clique no botão "Escolher arquivo" e localize a imagem desejada em seu computador. Após selecioná-la, uma miniatura será exibida para pré-visualização. Se necessário, clique no botãoexcluirpara excluir a imagem selecionada. 

 

Caso você tenha alguma dúvida sobre o logotipo, você pode clicar na barra azul de informações. Nela você encontrará os requisitos de formato da imagem. O arquivo deve ter uma altura mínima de 145 pixels e o formato deve ser PNG. 

Apoio pdf

Passo 3: Por fim, clique em "Salvar".

No menu localizado no canto superior direito do Panorama, junto ao seu nome de usuário, há uma opção chamada "Configuração de empresa". Ela também permite a inserção de uma imagem para o cabeçalho do PDF dos relatórios. Realizando a inserção do logotipo por meio desse botão, a configuração será aplicada a todos os dashboards e a configuração realizada na aba PDF será desconsiderada. 

A inserção de logotipo não é obrigatória. 

Se você optou por habilitar a configuração de permissões, na aba Geral, será necessário realizar as configurações na aba Permissões

 

Permissões

    Sempre que você habilitar a configuração de permissões, na aba Geral, será necessário selecionar usuários na aba Permissões.

10. Permissões

 

Passo 1: Clique no campo Permissão geral para que o sistema exiba a listagem de usuários e clique novamente sobre cada um dos nomes que você deseja incluir. Todos os usuários selecionados nesse campo poderão editar as informações gerais do dashboard.

 

Passo 2: Clique no campo Permissão para filtros globais e selecione os usuários que poderão criar filtros globais para o dashboard. Os filtros globais são aplicados a todos os indicadores incluídos. 

 

Passo 3: Depois de incluir todos os nomes desejados, clique em "Salvar". Assim, seu dashboard estará com todas as configurações principais realizadas!

 

Confira mais artigos sobre a edição de dashboards:

 


Esperamos que esse artigo tenha ajudado você! 🍎

Caso você tenha ficado com dúvidas, CLIQUE AQUI para entrar em contato com a nossa equipe de Sucesso do Cliente! Ficaremos felizes em atendê-lo! 🤗💙

Até a próxima! 🖐️