O Panorama permite que você crie dashboards para acompanhar os seus indicadores por meio de gráficos e tabelas. Aprenda nesse artigo a fazer esse processo!
Os dashboards são painéis visuais customizáveis que apresentam os indicadores cujos dados podem ser extraídos das soluções PariPassu e até mesmo de fontes externas.
Você pode criar diversos dashboards, cada um com uma finalidade específica, trazendo informações organizadas e facilmente identificáveis.
Também é possível personalizar cores, tamanhos e ordenação dos indicadores. Saiba como usar a funcionalidade agora!
Confira nesse artigo:
- Como criar um dashboard
- Aba Geral
- Aba Relatório
- Aba PDF
- Aba Permissões
- Confira mais artigos sobre a edição de dashboards
Como criar um dashboard
Passo 1: Acesse a sua conta através do link acesso.paripassu.com.br e informe o seu usuário e senha para efetuar o login. Na tela inicial da sua conta, selecione a ferramenta Panorama.
Passo 2: Já na tela inicial do seu Panorama, selecione a opção "Dashboards", no menu central da sua tela (1). Você também pode acessá-los através do menu lateral do canto esquerdo da sua tela, basta clicar no ícone (2).
Passo 3: Na tela Dashboards, clique no botão "Adicionar dashboard".
Passo 4: O sistema exibirá a tela Adicionar Dashboard, com diferentes abas. Você deverá preencher todos os campos de cada aba para avançar à próxima.
Explicamos a seguir as instruções de preenchimento de cada uma das abas. Para consultar uma específica, basta clicar sobre a que você precisa de ajuda.
Geral
Esta é principal etapa de configuração. Dependendo das opções selecionadas, você já terá um dashboard pronto após completá-la.
Passo 1: Comece identificando seu novo dashboard no campo Nome.
Passo 2: Na opção Acesso você irá definir quem poderá acessar o dashboard. O campo "Todos da empresa" irá disponibilizar o dashboard para todos os usuários do sistema que acessarem a plataforma com o endereço de e-mail da sua empresa. Já o campo "Privado" manterá o acesso apenas a usuários específicos.
Caso você esteja trabalhando com informações confidenciais e opte por por criar um dashboard privado, será necessário selecionar os usuários que poderão acessá-lo. Para isso, vá no campo Adicionar acesso ao usuário e clique no ícone . Localize o nome do usuário desejado na listagem e clique para selecioná-lo. É possível digitar parte do nome no campo de busca para agilizar a seleção.
É possível selecionar diversos usuários, basta repetir o processo de busca e clicar sobre o nome desejado. Para deletar um dos usuários selecionados, basta clicar no botão de excluir .
Após definir o nome e a permissão de acesso, você já pode clicar em "Salvar" e acessar seu dashboard recém criado. As configurações do relatório e PDF poderão ser feitas posteriormente, por meio da edição do dashboard.
No entanto, há outras possibilidades de configuração que você pode realizar nesse momento. Confira a seguir.
Passo 3: Na parte inferior da tela "Adicionar Dashboards" você vai encontrar algumas opções que podem ou não ser marcadas, de acordo com a sua necessidade. Confira o que cada uma delas representa:
Marque este campo se necessitar que seus indicadores sejam atualizados sempre que o dashboard for acessado. | |
Marque este campo para definir que apenas usuários selecionados por você poderão editar o dashboard. Ao marcar essa opção, o sistema passa a exibir a aba Permissões. | |
Marque este campo para selecionar um dos dashboards com indicadores já configurados. Há vários modelos baseados nos demais sistemas PariPassu. Se você selecionar essa opção, o sistema abrirá um campo logo abaixo, para você selecionar o modelo que deseja. |
Se você optar por criar um dashboard sem utilizar os modelos do sistema, será necessário inserir indicadores para realizar seus acompanhamentos.
Caso você tenha dúvidas de como adicionar os indicadores, confira o nosso artigo com as instruções:
Pronto! Agora o seu dashboard já está basicamente configurado. Na sequência, acompanhe as instruções de preenchimento das demais abas.
Relatório
Os dashboards permitem a emissão de relatórios sobre os indicadores que você incluiu. Confira o passo a passo para você configurar o sistema para enviar relatórios automaticamente.
Passo 1: Você deve marcar o campo "Enviar relatório". Ao marcá-lo, o sistema exibirá novas opções de configuração, conforme a imagem a seguir.
Se você marcar o campo "Replicar todas as configurações", todos os dashboards internos (agrupados) terão as mesmas características de envio, tais como periodicidade e destinos.
Passo 2: Você deve definir a Periodicidade. No primeiro campo de seleção, clique no ícone para selecionar a frequência de envio que você deseja: diário, semanal ou mensal.
No segundo campo de periodicidade, digite o horário em que o relatório deve ser enviado. O campo sempre deve ser preenchido com quatro caracteres numéricos. Não é necessário incluir os dois pontos.
Você pode incluir diversos períodos de envio, bastando clicar em "Adicionar periodicidade" e repetir o procedimento. Para excluir um período, é só clicar no botão .
Passo 3: Agora é hora de definir os Destinos dos relatórios.
- No primeiro campo, clique no ícone para selecionar o envio por e-mail ou por telefone (mensagem SMS).
- No segundo campo de destino, você pode definir em qual idioma o relatório será enviado. Clique no ícone para escolher entre português, inglês ou espanhol.
- No terceiro campo, informe o endereço de e-mail ou o número de telefone celular (digite apenas números, incluindo o DDD), conforme a opção de destino selecionada.
Você também pode incluir quantos destinatários forem necessários, bastando clicar em "Adicionar destino" e repetir o procedimento. Para excluir um destinatário, é só clicar no botão .
Sempre que você adicionar um contato de e-mail, o sistema exibirá o botão ao lado do endereço inserido. Se for necessário, você pode clicar sobre ele para desativar o envio do relatório para um endereço específico. Isso pode ser útil para você nos casos em que as configurações de destino são replicadas aos dashboards agrupados.
Para facilitar a configuração, você pode marcar o campo "Enviar e-mail para todos". Assim todos os usuários com acesso ao dashboard receberão um e-mail com o relatório.
Passo 4: Por fim, no campo Corpo do e-mail, você pode digitar uma mensagem padrão que será replicada nas mensagens de envio de relatório.
Caso você fique com alguma dúvida sobre o envio dos relatórios, clique na barra azul de informações no final da tela "Adicionar Dashboards". Nela você vai encontrar uma explicação sobre a atualização de dados e os horários definidos na periodicidade.
Passo 5: Por fim, clique em "Salvar" ou siga realizando as configurações na aba PDF.
Ficou com dúvidas sobre os relatórios? Confira nosso artigo:
Nesta aba, é possível configurar o formato do PDF em que os relatórios serão gerados.
Passo 1: No campo Orientação do PDF você deverá escolher se quer que o arquivo seja gerado na vertical ou horizontal. Marque o campo "Retrato", para que as páginas fiquem na vertical, ou marque o campo "Paisagem" para páginas na posição horizontal.
Passo 2: No campo Logotipo do PDF, você pode selecionar uma imagem que será exibida no cabeçalho dos relatórios apenas do dashboard que está sendo criado. Nesse momento você pode selecionar o logotipo da sua empresa, por exemplo, para deixar o relatório ainda mais personalizado.
Para isso, clique no botão "Escolher arquivo" e localize a imagem desejada em seu computador. Após selecioná-la, uma miniatura será exibida para pré-visualização. Se necessário, clique no botãopara excluir a imagem selecionada.
Caso você tenha alguma dúvida sobre o logotipo, você pode clicar na barra azul de informações. Nela você encontrará os requisitos de formato da imagem. O arquivo deve ter uma altura mínima de 145 pixels e o formato deve ser PNG.
Passo 3: Por fim, clique em "Salvar".
No menu localizado no canto superior direito do Panorama, junto ao seu nome de usuário, há uma opção chamada "Configuração de empresa". Ela também permite a inserção de uma imagem para o cabeçalho do PDF dos relatórios. Realizando a inserção do logotipo por meio desse botão, a configuração será aplicada a todos os dashboards e a configuração realizada na aba PDF será desconsiderada.
A inserção de logotipo não é obrigatória.
Se você optou por habilitar a configuração de permissões, na aba Geral, será necessário realizar as configurações na aba Permissões.
Permissões
Sempre que você habilitar a configuração de permissões, na aba Geral, será necessário selecionar usuários na aba Permissões.
Passo 1: Clique no campo Permissão geral para que o sistema exiba a listagem de usuários e clique novamente sobre cada um dos nomes que você deseja incluir. Todos os usuários selecionados nesse campo poderão editar as informações gerais do dashboard.
Passo 2: Clique no campo Permissão para filtros globais e selecione os usuários que poderão criar filtros globais para o dashboard. Os filtros globais são aplicados a todos os indicadores incluídos.
Passo 3: Depois de incluir todos os nomes desejados, clique em "Salvar". Assim, seu dashboard estará com todas as configurações principais realizadas!
Confira mais artigos sobre a edição de dashboards:
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você! 🍎
Caso você tenha ficado com dúvidas, CLIQUE AQUI para entrar em contato com a nossa equipe de Sucesso do Cliente! Ficaremos felizes em atendê-lo! 🤗💙
Até a próxima! 🖐️